Diante de um comunicado da Defesa Civil do Estado de São, no qual a região de Campinas aparece entre aquelas que poderão receber chuvas fortes até esta terça-feira (8), a Defesa Civil de Valinhos, órgão ligado à Secretaria de Segurança Pública e Cidadania da Prefeitura, se mantém pronta para possíveis ocorrências. Pela previsão meteorológica apresentada pelo órgão estadual, há probabilidades de chuvas fortes, seguidas de ventos, que podem chegar a um volume de água entre 135 e 155 milímetros de chuvas no período entre o último domingo (6) e esta terça, índices suficientes para deixar os municípios em Estado de Atenção, quando os índices pluviométricos ultrapassam o volume de 80,01mm.
Segundo dados da Defesa Civil de Valinhos, a cidade até 7h00 desta segunda-feira (7) manteve-se em Estado de Observação, o que pode mudar caso a previsão se consolide e o volume de chuvas passe a ser considerável. O município registrou 0,3 mm de chuva no período de 24 horas e no acumulado dos últimos 3 dias um índice de 5,8 mm de chuva. “Como o solo já se encontra encharcado, existe risco de transtornos, como deslizamentos, desabamentos, alagamentos e enchentes. Por isso, diante deste cenário, temos uma atenção especial às áreas mais vulneráveis”, disse o secretário da pasta, Osmir Cruz.
Segundo ele, a Defesa Civil tem, conforme determinação da prefeita Capitã Lucimara, acompanhado de perto e monitorado as obras em andamento na cidade que estão com o solo mais encharcados, assim como as áreas de risco e possíveis locais de deslizamentos por terem bastante área verde em encostas, entre eles bairros Vale Verde, Country Club, Reforma Agrária, Macuco e Capivari.
“Desde o final do ano passado, temos a Operação Verão em andamento, incluindo monitoramento de áreas de riscos e ações necessárias para proporcionar segurança à população. Porém, com as chuvas recentes que castigaram praticamente todo o Estado, temos monitorado, hora a hora, toda a situação e acompanhando o processo de recuperação e obras emergenciais, sobretudo dando assistência às famílias afetadas pela chuva, para que possam voltar à normalidade o quanto antes”, destacou a prefeita Capitã Lucimara.
O secretário Cruz também aproveita para dar algumas dicas para a população se prevenir dos acidentes. “Evite se abrigar debaixo de árvores, procure sempre um local seguro. Evite as áreas alagadas e respeite a sinalização. Pare o veículo se a chuva estiver muito forte. E muito cuidado com os desníveis na pista entre o acostamento e o asfalto, que acumulam água e podem provocar a derrapagem do veículo”, explica. Em caso de emergências, acione a Defesa Civil pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos
Local: Valinhos - SP