07 FEV 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Previsão de chuvas fortes até esta 3ª feira na região deixa Defesa Civil de Valinhos de prontidão para situações de emergência
Diante de um comunicado da Defesa Civil do Estado de São, no qual a região de Campinas aparece entre aquelas que poderão receber chuvas fortes até esta terça-feira (8), a Defesa Civil de Valinhos, órgão ligado à Secretaria de Segurança Pública e Cidadania da Prefeitura, se mantém pronta para possíveis ocorrências. Pela previsão meteorológica apresentada pelo órgão estadual, há probabilidades de chuvas fortes, seguidas de ventos, que podem chegar a um volume de água entre 135 e 155 milímetros de chuvas no período entre o último domingo (6) e esta terça, índices suficientes para deixar os municípios em Estado de Atenção, quando os índices pluviométricos ultrapassam o volume de 80,01mm.

Segundo dados da Defesa Civil de Valinhos, a cidade até 7h00 desta segunda-feira (7) manteve-se em Estado de Observação, o que pode mudar caso a previsão se consolide e o volume de chuvas passe a ser considerável. O município registrou 0,3 mm de chuva no período de 24 horas e no acumulado dos últimos 3 dias um índice de 5,8 mm de chuva. “Como o solo já se encontra encharcado, existe risco de transtornos, como deslizamentos, desabamentos, alagamentos e enchentes. Por isso, diante deste cenário, temos uma atenção especial às áreas mais vulneráveis”, disse o secretário da pasta, Osmir Cruz.

Segundo ele, a Defesa Civil tem, conforme determinação da prefeita Capitã Lucimara, acompanhado de perto e monitorado as obras em andamento na cidade que estão com o solo mais encharcados, assim como as áreas de risco e possíveis locais de deslizamentos por terem bastante área verde em encostas, entre eles bairros Vale Verde, Country Club, Reforma Agrária, Macuco e Capivari.

“Desde o final do ano passado, temos a Operação Verão em andamento, incluindo monitoramento de áreas de riscos e ações necessárias para proporcionar segurança à população. Porém, com as chuvas recentes que castigaram praticamente todo o Estado, temos monitorado, hora a hora, toda a situação e acompanhando o processo de recuperação e obras emergenciais, sobretudo dando assistência às famílias afetadas pela chuva, para que possam voltar à normalidade o quanto antes”, destacou a prefeita Capitã Lucimara.

O secretário Cruz também aproveita para dar algumas dicas para a população se prevenir dos acidentes. “Evite se abrigar debaixo de árvores, procure sempre um local seguro. Evite as áreas alagadas e respeite a sinalização. Pare o veículo se a chuva estiver muito forte. E muito cuidado com os desníveis na pista entre o acostamento e o asfalto, que acumulam água e podem provocar a derrapagem do veículo”, explica. Em caso de emergências, acione a Defesa Civil pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos