31 MAR 2022
EDUCAÇÃO
Dia 2 de Abril – Dia Mundial de Conscientização do Autismo: Salas de recursos de educação especial mantidas pela Prefeitura de Valinhos dão suporte a alunos com Transtorno de Espectro Autista
Em Valinhos, a Secretaria da Educação, da Prefeitura, promove uma série de ações voltadas à inclusão dos alunos diagnosticados com TEA (Transtorno de Espectro Autista) na rede municipal de ensino visando aprimorar a parte pedagógica e a sociabilização entre todos os alunos. Desde o início deste mês de março, um novo projeto é mais um aliado dos alunos com o espectro que agora contam com nova estrutura pública no atendimento educacional a partir de quatro polos onde funcionam salas de recursos.

“No próximo dia 2 de abril comemoramos o Dia Mundial da Conscientização do Transtorno do Espectro Autista. A luta pelo atendimento e o respeito às pessoas com TEA é muito longa, mas estamos no caminho certo com a implantação da nova estrutura, com quatro salas de recursos no contraturno escolar, para os atendimentos dos alunos que em específico têm o transtorno e para outras deficiências. Nestas salas atuam professores efetivos habilitados na educação especial que ingressaram a partir deste ano na rede municipal de ensino”, destaca a prefeita Capitã Lucimara.

“Além disso, os alunos com TEA possuem atendimento nas salas de aula, quando houver necessidade, de professores da Docência Compartilhada ou estagiários. Sabemos que o atendimento ainda precisa ser ampliado e buscamos sempre o aprimoramento dos mesmos, por meio de acompanhamento e formações. Continuamos sempre atuando para que a inclusão seja efetiva e o preconceito seja combatido em todas as suas formas”, disse a coordenadora da Educação Especial Inclusiva, Sandra Perlato.

As salas de recursos são nas EMEBs Cecília Meirelles (Jardim Paraíso), Tomoharu Kimbara (Macuco), Governador André Franco Montoro (Jardim Bom Retiro) e Alice Sulli Nonato (Jardim Jurema). Os alunos são encaminhados pelo NAEE (Núcleo de Atendimento da Educação Especial) para que entrem em contato com as famílias para um primeiro contato e posterior atendimento.

“São salas com padrão de acessibilidade e que dispõem de recursos apropriados para o trabalho pedagógico a cada atendimento. O objetivo é dar condições aos alunos com Autismo ou outras deficiências para que sejam assistidos e acompanhados de forma individualizada em suas necessidades especiais por meio de um atendimento especializado, com um plano de aula individualizado, além de materiais adaptados”, informa o secretário de Educação Cleber Magdalena.

Carteirinha de identificação

Outra ação que a Prefeitura de Valinhos promove, por meio da Secretaria de Assistência Social, é a expedição de Carteiras de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro de Autista (CIPTEA). O documento garante atenção integral, pronto atendimento e atendimento prioritário a esses munícipes nos serviços públicos e privados. Interessados em adquirir o benefício devem comparecer ao CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) mais próximo da residência.

A criação da carteira de identificação foi possível após a prefeita Capitã Lucimara ter assinado, em setembro de 2021, o decreto n° 10.952, que regulamenta a Lei Municipal nº 5.842, de autoria dos vereadores da Câmara Municipal, aprovada em 2 de maio de 2019.
No final de novembro do ano passado, em cerimônia a prefeita entregou simbolicamente a Carteira de Identificação para 6 munícipes de Valinhos. Até recentemente, já tinham sido entregues 35 carteiras na cidade.

Saiba mais

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), no ano de 2007. Essa data foi escolhida com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O TEA é um transtorno que se caracteriza, entre outras manifestações, por dificuldade de interação social e presença de comportamentos repetitivos. Apresenta diferentes graus, classificados de leve à grave.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos