20 MAI 2022
GABINETE DA PREFEITA
Evento de encerramento da Operação Prefeitura no Bairro acontece neste fim de semana no Parque Portugal
Em Valinhos, o final de semana será marcado pelo encerramento da Operação Prefeitura no Bairro, que levou serviços intensificados ao Parque Portugal, primeiro bairro a receber a ação. O evento será na EMEB Marli Bazetto, neste sábado (21), das 9h00 às 17h00 e domingo (22), das 9h00 às 14h00. Haverá diversas atividades culturais e esportivas, além de prestação de serviços à comunidade, como nas áreas da Saúde, Fazenda, Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente, Fundo Social, Assistência Social, Mobilidade Urbana e Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação.

"É uma ação importante, que estamos lançando dentro da programação de aniversário e que terá continuidade, a partir de junho, em outros bairros da cidade, numa forma de aproximar os cidadãos dos serviços públicos, intensificar as ações de zeladoria e, assim, proporcionar ainda mais qualidade e eficiência na prestação dos serviços", afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

No sábado, às 10h00, a Secretaria da Cultura trará uma apresentação de Hip Hop promovida pelo Espaço D Centro de Artes. Já a pasta do Esporte preparou uma manhã de lazer no domingo, com brinquedos infláveis, algodão doce, pipoca, atividades esportivas e muito mais. Ainda, nos dois dias, será montada uma tenda de atendimento da Saúde, com medição de pressão arterial e glicose, além de orientações em relação a saúde.

Na área da Fazenda, os munícipes terão atendimentos para pesquisa de débitos, emissão de boletos e certidões, 2ª via do carnê do IPTU, alteração de endereço de correspondência e consulta de ISSQN. No local será disponibilizado um ponto de atendimento com acesso à internet, que será instalado pela Secretaria de Tecnologia e Qualidade, para que o munícipe possa solucionar suas pendências ali mesmo, contando com o auxílio de um profissional que estará acompanhando todo o processo e tirando dúvidas. Para quem preferir solucionar suas pendências em casa, será entregue um passo a passo de instruções para acesso aos serviços tributários.

Entre as ações ligadas ao Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente e à Coordenadoria do Bem-Estar, está a feira de adoção de pets, castração e microchipagem, orientação veterinária, doação de mudas de árvores nativas e frutíferas, além da clínica de castração, parceira da prefeitura, aberta todos os sábados do mês de maio para atendimentos dos agendados que não podem comparecer durante a semana.

Ainda, o Bazar Itinerante do Fundo Social de Solidariedade estará presente na comemoração, das 9h00 às 13h00, com peças de inverno e verão, para públicos variados, como masculino, feminino, infantil e juvenil, além de calçados, roupas de cama e cobertores e presentes, tudo com preços a R$ 1,00.

O CRAS, serviço vinculado à Secretaria de Assistência Social, fará atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade. A Central do Cadastro Único estará em ação de cadastro e atualização, para moradores do bairro e entorno. O atendimento será das 8h30 às 11h00 e as famílias deverão comparecer munidas de documentos pessoais.
Família: Comprovante de endereço (de preferência conta de energia para fins de tarifa social).
Adultos:  RG, CPF, Carteira de Trabalho e Título de Eleitor - É necessário saber informar a renda formal ou informal bruta dos adultos dos últimos 12 meses.
Crianças: Certidão de Nascimento, CPF, RG (se tiver) - É necessário saber informar nome da escola que a criança ou adolescente frequenta e ano em que está estudando.

Já a Secretaria de Mobilidade Urbana fará um minicircuito de trânsito para conscientização infantil, no domingo, das 9h00 às 12h00. O minicircuito é um pequeno percurso em uma pista de trânsito onde a criança, em uma bicicleta, poderá experimentar todas as sinalizações usuais de uma via real, como o PARE, placas de sentido obrigatório, semáforo, faixa de pedestre, entre outros, tanto para pedestres, quanto para veículos.

Na área de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, os munícipes terão acesso a serviços oferecidos no plantão itinerante do PAT, Banco do Povo e Sebrae, como informações sobre seguro desemprego, orientações sobre CTPS (Carteira de Trabalho Digital), vagas de emprego, recebimento de currículos e informações sobre linhas de crédito disponíveis para empreendedores com ou sem empresa aberta, inclusive MEI (Micro Empreendedor Individual).

Local: Valinhos