23 MAI 2022
GABINETE DA PREFEITA
Operação Prefeitura no Bairro é encerrada com muito lazer e prestação de serviços aos moradores do Parque Portugal
O final de semana em Valinhos foi marcado por muita alegria e diversão. A Prefeitura promoveu, neste sábado (21) e domingo (22), o evento de encerramento da Operação Prefeitura no Bairro, na EMEB Marli Bazetto, no Parque Portugal. Os munícipes aproveitaram diversas atividades culturais e esportivas, com brinquedos infláveis para as crianças, algodão doce e pipoca, além de prestação de serviços à comunidade, como medição de pressão, doação de mudas de plantas, cadastramento para castração de animais, atendimentos tributários, do CRAS, Cadastro Único, PAT, Sebrae, Banco do Povo e muito mais.

“O objetivo da Operação Prefeitura no Bairro é, justamente, levar os serviços da Prefeitura para mais perto da população, para que eles tenham praticidade para resolver suas demandas. Fizemos um lindo encerramento no Parque Portugal, é muito gratificante ver a alegria dos nossos munícipes com ações como essa, principalmente neste mês de comemoração aos 126 anos de Valinhos. Em breve divulgaremos os próximos bairros que receberão a operação”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

As crianças se divertiram e dançaram muito com a apresentação de Hip Hop promovida pelo Espaço D Centro de Artes, através da Secretaria da Cultura. A Secretaria de Esportes e Lazer preparou uma manhã de lazer no domingo, com brinquedos infláveis, algodão doce, pipoca, pintura de rosto e atividades esportivas. A Adélia Brito, moradora do Parque Portugal, aprovou a iniciativa. “Muito legal, as crianças adoram, a gente deixa o serviço de casa para trazer elas para se divertirem um pouco”, comentou.

A Secretaria da Saúde realizou medição de pressão e glicose e deu orientações importantes sobre saúde bucal para as crianças, que puderam brincar e colorir folhetos com o tema, além de aprender como escovar os dentes corretamente enquanto se divertiam com uma dentadura em tamanho aumentado.

Além do lazer, a população do bairro também teve acesso aos serviços da Prefeitura mais perto de suas casas. Houve atendimento da Secretaria da Fazenda, com o apoio da Secretaria de Tecnologia e Qualidade, como pesquisa de débitos, emissão de boletos e certidões, 2ª via do carnê do IPTU, alteração de endereço de correspondência e consulta de ISSQN.

Um stand de doação de mudas de árvores nativas e frutíferas da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente chamou a atenção dos munícipes. Já a Coordenadoria do Bem Estar Animal realizou cadastramento para castração e microchipagem e orientação veterinária. O Micael Lopes, gestor de tráfego, gostou da praticidade.

“Nessa região a gente depende muito de ônibus, então ter esse serviço aqui no bairro facilitou bastante pra não ter que se locomover até lá. Eu achei uma gatinha na rua e essa ação vai ser boa para fazer o cadastro da castração dela”, afirmou Lopes.

O Bazar Itinerante do Fundo Social de Solidariedade também fez muito sucesso nos dois dias de evento. Dezenas de pessoas passaram pelo local para comprar peças de inverno e verão, calçados, roupas de cama, cobertores e presentes, tudo com preços a R$ 1,00.

“Eu achei uma ótima iniciativa, parabéns à Prefeitura. Estamos vivendo um momento tão difícil, no qual as coisas estão muito caras, então aqui as pessoas tem a oportunidade de comprar roupas boas e selecionadas, com preços acessíveis, principalmente agora no inverno, que é um período tão cruel para os mais necessitados. Eu comprei para mim, para minha família e para doação também”, disse a moradora Silva Wink.

O CRAS, serviço vinculado à Secretaria de Assistência Social, realizou atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade, enquanto a Central do Cadastro Único fez o cadastro e atualização para moradores do bairro e entorno. O mecânico José Alberto aprovou o atendimento. “Foi um atendimento ótimo, pessoas muito competentes, eu adorei. É muito gratificante ter essas pessoas que realmente vem para ajudar a gente nessas horas”, disse.

Outra ação que também chamou muito a atenção dos munícipes foi o minicircuito de trânsito, promovido pela Secretaria de Mobilidade Urbana, com o objetivo de conscientização infantil. No local foi montado um pequeno percurso em uma pista de trânsito onde as crianças, em bicicletas, puderam experimentar todas as sinalizações usuais de uma via real, como o PARE, placas de sentido obrigatório, semáforo, faixa de pedestre, entre outros, tanto para pedestres, quanto para veículos.

Já a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, com o apoio da Secretaria de Tecnologia e Qualidade, levou os serviços oferecidos no plantão itinerante do PAT, Banco do Povo e Sebrae até o evento. Os munícipes tiveram informações sobre seguro desemprego, orientações sobre CTPS (Carteira de Trabalho Digital), vagas de emprego, entregaram currículos e tiraram dúvidas sobre linhas de crédito disponíveis para empreendedores com ou sem empresa aberta, inclusive MEI (Micro Empreendedor Individual).

A moradora Kailany Marinho foi em busca do seu primeiro emprego e passou pelo atendimento do PAT. “Eu achei o atendimento excelente, até fica melhor porque é perto da minha casa. O pessoal é muito generoso e faz de tudo pra te ajudar a arrumar o primeiro emprego. Foi ótimo”, afirmou.

Local: Valinhos