28 SET 2022
SAÚDE
Com sucesso da nova sala de pequenas cirurgias na UBS Paraíso, Prefeitura reforça protocolos de atendimento

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, segue com os atendimentos na nova sala de pequenas cirurgias, localizada na Unidade Básica de Saúde do bairro Jardim Paraíso, que realiza procedimentos como vasectomia, conização e pequenas cirurgias plásticas, como retirada de pinta. Como são cirurgias de caráter eletivo, os pacientes são agendados conforme a lista de espera formulada de acordo com as consultas. Os pacientes que precisam realizar algum procedimento devem buscar a referência primária na UBS de referência para o seguimento do protocolo. O clínico geral encaminha o paciente para uma consulta clínica com o médico cirurgião, que avalia a necessidade cirúrgica do paciente e solicita a vaga. A partir disto, o paciente aguarda o contato da equipe de saúde para a marcação do procedimento.

“Estamos muito contentes com o desempenho desse novo centro de pequenas cirurgias. Os procedimentos são realizados de forma ágil, mas tranquila, pois são cirurgias simples. Para os pacientes que ainda não foram contatados: fiquem tranquilos! Em breve atenderemos todos que aguardam na lista, essa é uma prioridade nossa”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Como as cirurgias têm duração média de 15 a 30 minutos, e o ambiente é frequentado apenas pelos pacientes que tiveram seus procedimentos agendados no dia, o espaço destinado para este centro cirúrgico é extremamente tranquilo, sem lotação, o que entrega mais segurança e tranquilidade para a população.

A Secretaria da Saúde alerta para que os munícipes que usam o SUS (Sistema Único de Saúde) realizem a atualização cadastral, que deve ser feita nas unidades de saúde de referência. Com os contatos todos atualizados, em breve serão chamados todos os que aguardam na fila.

“É importante que os dados do paciente estejam em dia, pois em alguns casos, por desatualização cadastral, a equipe não consegue contato. No entanto, o paciente não perde a vez, após a atualização nós retornamos a ligar”, comentou o secretário da Saúde, Marcelo Cosentini.

As obras para adaptação do pequeno centro cirúrgico tiveram início no mês de julho e, além da sala de pequenos procedimentos, foram adequadas salas para preparação dos cirurgiões, pacientes e, ainda, sala de observação/recuperação quando necessário, nas áreas de urologia, dermatologia e ginecologia.

O local é seguro e preparado para a realização das cirurgias, que não provém qualquer contaminação. É utilizado o fluxo unidirecional, dando ao ambiente excelência nos cuidados com o risco cirúrgico. Além disso, há estrutura para atendimento de possíveis intercorrências ou urgências durante ou pós procedimento, caso necessário.

Local: Valinhos