24 OUT 2022
GABINETE DA PREFEITA
TECNOLOGIA E QUALIDADE
Em nova fase de investimentos em Inovação, Valinhos inicia processo de implantação de Sistema de Gerenciamento, Central de Atendimento e Cartão Cidadão

Dando continuidade aos investimentos em Tecnologia e Inovação, com o objetivo de tornar Valinhos uma Cidade Inteligente, a Prefeitura iniciou na última quinta-feira (20), o processo de implantação do Cartão Cidadão, ferramenta que vai unificar todos os dados da população e informações dos serviços municipais em um só local, otimizando, através de indicadores, a prestação de serviços públicos. O passo inicial é a elaboração da matriz de informações, criando um cadastro único de dados e, para isso, os trabalhos de coleta de dados de todas as secretarias municipais começaram já na semana passada, feito pela empresa ganhadora da licitação, Mitra. A previsão para início da emissão dos cartões é março de 2023.

“Quando assumimos a gestão de Valinhos, percebemos uma falta de controle dos serviços utilizados por cada cidadão e sua real necessidade. A solução vem então através do Cartão Cidadão. Vamos conseguir otimizar os recursos e fazer uma gestão no claro, enxergando o que temos de fato, o que temos de recursos e de necessidade. Temos que olhar para isso como um marco de uma cidade antes e depois do cartão cidadão”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

O cadastro do Cartão Cidadão será feito na Central Multisserviços para atendimento ao cidadão, que será instalada no piso inferior da Prefeitura, com previsão de início em março. Na Central, diversos serviços da Prefeitura estarão disponíveis, facilitando e otimizando tempo da população. De acordo com a empresa, a geração do cartão leva, em média, de 7 a 8 minutos, enquanto a emissão tem um prazo médio de 7 dias.

Além dos benefícios para a gestão, o cartão vai facilitar a vida do cidadão que busca pelos serviços públicos, pois todos os dados como RG, CPF, CNH, comprovante de endereço, entre outros, estarão compilados em um único cartão, fator que evita a necessidade de apresentação de papeladas de documentos no ato da inscrição em algum serviço municipal, por exemplo.

O projeto do Cartão Cidadão é baseado em quatro pilares, que tem o objetivo de melhorar a qualidade e quantidade de dados da população.

Cadastro estruturante municipal: vai integrar as bases de dados cadastrais, formando um cadastro único; eliminar duplicidades, desatualizações e incompletudes; apoiar na gestão de políticas públicas na área de desenvolvimento urbano e econômico.

Sistema de informações geográficas para uso nas rotinas operacionais: atualização da cartografia digital do município (mapa urbano); identificar divergências de áreas construídas; revisar os dados para o lançamento tributário.

Serviços eletrônicos do tipo E-GOV, com finalidade de agilizar e desburocratizar o acesso aos serviços públicos: solução para aprovação de plantas e projetos de obras particulares; solução para abertura, alteração e encerramento de empresas.

Sala de situação: monitoramento das ações de governo relacionadas ao uso de espaço urbano.

“Todas as informações serão inseridas em um único local. Então será possível saber se determinado cidadão está utilizando algum serviço da saúde, se está matriculado na escola, se é beneficiado por um programa social, se tem uma empresa aberta, se tem imóveis, ou então descobrir como está distribuída a população por faixa etária na cidade, enfim, são várias as possibilidades de indicadores em um ecossistema interligado através da matriz de informação”, complementou a prefeita.

O Cartão Cidadão é mais uma das ações e investimentos realizados na gestão da prefeita Capitã Lucimara, que vem para transformar Valinhos em uma Cidade Inteligente, conhecida como Smart City, proporcionando maior agilidade e eficiência na prestação dos serviços públicos. Entre os destaques estão a instalação de internet fibra ótica em 100% dos prédios públicos em funcionamento, melhoria no sistema interno do paço municipal com a tecnologia da hiperconvergência, além da aquisição de computadores, notebooks, lousas digitais e projetores inteligentes que estão sendo instalados nas secretarias municipais.

Local: Valinhos