24 NOV 2022
Valinhos terá testagem de HIV e Sífilis na campanha ‘Fique Sabendo 2022’

Ação acontece de 29 de novembro a 3 de dezembro, com Dia D no sábado, quando haverá também vacinação contra Covid-19

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, promoverá na próxima semana a campanha ‘Fique Sabendo 2022’, com testagem de HIV e Sífilis na população, além de reforço das ações de prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). A ação faz parte do Dezembro Vermelho, mês da conscientização para o tratamento precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) e de outras IST’s, pois no dia 1º de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Combate à AIDS.

Os testes podem ser feitos no Centro Especializado de Doenças Infectocontagiosas e Centro de Testagem e Aconselhamento da Aids (CEDIC/CTA), localizado na Avenida Brasil, nº 144, Vila Santana, em prédio anexo à UBS do bairro. De terça, dia 29, até sexta-feira, dia 2, o atendimento será das 8h às 18h. No sábado, dia 3, acontece o Dia D da campanha, com testagem das 8h00 às 12h00.

“Todo ano fazemos essa campanha junto ao Governo do Estado, que é uma importante ação de intensificação da testagem do HIV e da Sífilis junto à população. Nosso intuito é promover o acesso ao teste, ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico e ofertar tratamento imediato após o diagnóstico”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Durante todo o ano, o CEDIC/CTA realiza rotineiramente os testes para as IST’s, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. As Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Valinhos também fazem a testagem, no entanto, o atendimento deve ser agendado com antecedência pelo paciente.

Atendimento em Valinhos

O acolhimento, diagnóstico e tratamento das pessoas diagnosticadas com doenças infectocontagiosas é feito no CEDIC/CTA, que também dá orientações sobre a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis e testagem rápida.

“No CEDIC é feita vacinação, buscas ativas, tratamentos e acompanhamentos de doenças infectocontagiosas, prevenção, orientações e aconselhamento, gerenciamento de exames específicos e distribuição dos medicamentos para essas doenças, além de promoção da Prevenção de IST’s”, comentou o secretário da Saúde, Marcelo Cosentini.

Vacinação Covid-19

No sábado, dia 3, junto à testagem de HIV e Sífilis no CEDIC/CTA, as equipes realizarão também vacinação contra a Covid-19, com aplicação para todas as faixas etárias, da 1ª à 5ª dose, de acordo com a situação vacinal de cada munícipe.

O imunizante Pfizer Baby também estará disponível para as crianças de 6 meses a menores de 3 anos.

Local: Valinhos