13 FEV 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Sebrae e Prefeitura de Valinhos reforçam parcerias para 2023 e serviços serão ampliados

Somente em 2022 foram realizados mais de 3.200 atendimentos na cidade

As parcerias entre a Prefeitura de Valinhos, com a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, e o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) foram consideradas positivas em 2022 e devem crescer ainda mais em 2023. Pelo ‘Sebrae Aqui’, a administração municipal, com o apoio da ACIV (Associação Comercial e Industrial de Valinhos) e do Sindicato Rural, busca para este ano uma série de ações para fortalecer o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico do município.

O balanço das atividades de 2022 e o alinhamento dos projetos em 2023 foram apresentados e discutidos em encontro na última terça-feira (7) entre a equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, e representantes do Sebrae, da ACIV e do Sindicato Rural. Na ocasião, foram traçadas as próximas metas que prometem um investimento maior no município na aplicação de cursos de capacitação e programas voltados aos munícipes.

“Somente em 2022 o Sebrae investiu em nosso município mais de R$ 665 mil em atividades. Já para este ano, a expectativa que nos foi apresentada é que os investimentos nas ações ultrapassem os R$ 830 mil. Além dos valores aplicados em Valinhos, as parcerias com o Sebrae e as demais entidades envolvidas são essenciais para alavancarmos o desenvolvimento econômico da cidade, gerar renda e emprego aos moradores, com foco no avanço do Programa Municipal de Empreendedorismo Desenvolve Valinhos”, avalia a prefeita Capitã Lucimara.

Pela administração municipal, além do secretário da pasta Rafael Agostinho, estiveram no encontro os diretores de departamentos André Luiz Rosa (Indústria, Comércio e Serviço) e Cristiane Santos (Inovação). Entre os representantes do Sebrae estavam os agentes de Desenvolvimento Rafaela Almeida e Vinícius Villela, o gestor do posto do Sebrae Aqui, Robson Moreira, o gerente do escritório Regional do Sebrae Campinas, Nilcio Cairbar de Souza Freitas, o consultor de negócios, Silvio Glauco Rosa, e a gestora de Cultura Empreendedora, Aline Santos. O Sindicato Rural foi representado pelo seu presidente, Pedro Pelegrini, e a ACIV pelo presidente Emerson Ferrari.

Segundo os representantes do serviço, em Valinhos o Posto do Sebrae é o 9º maior da região de Campinas em volume de atendimentos e está na 189ª colocação no Estado. Foram 3.216 atendimentos no total em 2022, sendo 781 para Pessoas Físicas e 583 para Pessoas Jurídicas. “Também atuamos pela administração municipal, em parceria com o Sebrae, na desburocratização e agilização para aberturas de MEI, voltado ao microempreendedor individual”, disse o secretário Rafael.

Já entre os investimentos em programas de capacitação, destaque para o Programa ALI Empresarial, que atendeu 86 empresas, e ALI Rural, com 15 produtores rurais atendidos. O programa que será mantido em 2023 visa acompanhamento pelos agentes locais de inovação juntos às empresas e agricultores visando melhores práticas de gestão para aumento do faturamento, redução de custos e inovações.

O ‘Empreenda Rápido’ também foi um dos destaque em 2022, quando foram atendidas 28 turmas de gestão empresarial, 17 turmas técnicas presenciais, 26 turmas técnicas remotas, com investimentos pelo Sebrae da ordem de R$ 480 mil. O programa tem como objetivo levar em um só lugar tudo o que o empreendedor, o empreendedor informal e o futuro empreendedor precisam para ampliar, regularizar e abrir seu negócio. Também foram atendidas turmas do Sebrae Inova e promovidas Missões Empresariais a feiras e eventos de diversos segmentos empresariais.

“O Ano de 2022 foi marcado por diversas ações para os empresários e também para pessoas físicas. Uma das ações que merece destaque em 2022 foi a palestra Inteligência Emocional para integrantes do Grupo Rosa e Amor. As pessoas puderam ouvir palavras de apoio e também de incentivos para enfrentar o dia a dia”, destacou o secretário Rafael Agostinho.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos