03 ABR 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Contratações pelo PAT de Valinhos crescem 30% após medidas inovadoras

Qualidade no atendimento e mecanismos para aumentar as admissões após os encaminhamentos são algumas das ações já implementadas

A Prefeitura de Valinhos está adotando uma série de medidas que já apresentam resultados positivos frente aos encaminhamentos de profissionais via Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), órgão ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação. O objetivo é aumentar o número de candidatos agendados para as entrevistas de emprego e posteriormente contratados por intermédio do Posto.

“A equipe do PAT, subordinada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, tem feito um grande trabalho atuando com mais qualidade tanto no atendimento aos candidatos que procuram o serviço quanto nos seus encaminhamentos conforme as vagas oferecidas pelas empresas e os perfis dos trabalhadores que buscam uma nova colocação no mercado. São ações implementadas dentro do Programa Municipal Desenvolve Valinhos, que viabilizam mais geração de renda aos moradores de nossa cidade. Outro fator positivo é que cada vez mais as empresas têm procurado o apoio do nosso Posto, inclusive da região, em busca de seus novos empregados. Isso também demonstra a qualidade do atendimento do PAT Valinhos”, destaca a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

“A partir de uma série de medidas implementadas, tivemos em 2023 um importante salto no número de contratações pelo PAT. Em janeiro de 2023 foram 212 encaminhados dos quais 46 admitidos. Em fevereiro, foram 175 encaminhados dos quais 48 admitidos nas vagas de emprego existentes em nosso banco de dados. Para se ter uma ideia do tamanho da evolução, em janeiro de 2022 foram 817 encaminhados para 18 admitidos e em fevereiro de 2022 foram 744 encaminhados para 14 admitidos. Isso demonstra que a porcentagem de admissões saltou de menos de 2% para quase 30% dos encaminhamentos feitos pelo PAT, com relação aos mesmos períodos do ano passado”, demonstra o secretário da pasta, Rafael Agostinho.

De acordo com o coordenador do PAT Valinhos, Márcio Araújo, foram várias mudanças positivas que proporcionaram saldo maior de contratações pós entrevistas de empregos encaminhadas pelo Posto. Entre elas os encaminhamentos que agora só podem ser gerados com a presença do próprio interessado e seus documentos pessoais. Os agentes do PAT também fizeram um curso avançado de intermediação de mão de obra, denominado IMO e ministrado pelo Centro Regional de Campinas, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado de São Paulo.

“Também foram implementados o sistema de captação de vagas junto às empresas e o sistema de convocação dos candidatos feita por afinidade entre candidatos e vagas abertas no Sistema Nacional de Emprego, o SINE. Ainda adotamos o envio de listas de convocação por e-mail de acordo com as vagas abertas, além de um monitoramento constante dos encaminhamentos de candidatos às empresas”, avalia o coordenador do PAT.

A recomendação é que os interessados em vagas disponibilizadas por intermédio do PAT Valinhos se dirijam ao órgão, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h30, na Rua Thomas Antônio Gonzaga, 58, na Vila Papelão. Em caso de dúvidas ou informações, o PAT Valinhos oferece suporte através do atendimento no WhatsApp/Telefone (19) 3849-7187.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024