10 ABR 2023
GABINETE DA PREFEITA
Reunião entre Executivo, Legislativo e representantes de mais de 100 escolas debate segurança nas redes municipal, estadual e privada
Prefeita Capitã Lucimara destacou a importância da participação dos profissionais de educação na tomada das decisões

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Educação, promoveu nesta segunda-feira (10) uma reunião na Câmara Municipal com vereadores, integrantes do Executivo e representantes de mais de 100 escolas das redes municipal, estadual e privada.

A prefeita Capitã Lucimara Godoy citou as medidas emergenciais adotadas pela Prefeitura no dia do ataque a uma creche em Blumenau (5) para aumentar a segurança e proporcionar mais tranquilidade aos pais, alunos e profissionais da educação, entre elas a presença de guardas civis municipais nas escolas municipais, como a Constituição Federal permite, por uma semana. Também mencionou a expansão do sistema de monitoramento por câmeras nas escolas interligadas com o Centro de Operações e Inteligência (COI) da Guarda Civil Municipal (GCM) e propostas como colocação de detector de metais, estudos para contratação de vigilantes e ampliação dos atendimentos psicológicos aos alunos. “De imediato também solicitei a realização dessa reunião para ouvir sugestões dos representantes de todas as escolas. Vocês vão dizer o que mais é mais viável”, enfatizou.

Os trabalhos foram conduzidos pela secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, e contaram com a participação do secretário de Segurança Pública e Cidadania, Argeu Alencar; do Procurador Geral, Felippe Schott Guastini; e dos vereadores Rodrigo Toloi (presidente da Câmara), César Rocha, Franklin Duarte, André Amaral, Marcelo Yoshida, Alexandre Japa, Simone Bellini, Edinho Garcia, Tunico, Thiago Samasso e Mayr.

Entre as sugestões apresentadas, uma delas foi a contratação de inspetores nas escolas. A secretária de Educação explicou que no momento não há candidatos aprovados em concursos públicos para serem chamados, mas adiantou que um novo procedimento será aberto. “Todas as secretarias da prefeitura estão mapeando as necessidades e encaminhado para a Secretaria de Administração. Só não convocamos agora porque realmente não tem concursados aprovados a espera de convocação”, explicou.

A presença de representantes de entidades neste debate, como Apae e Patrulheiros por exemplo, foi outro ponto destacado. Da mesma maneira, as necessidades de medidas específicas de ampliação da segurança para a realidade de cada escola, considerando faixa etária dos alunos inclusive. Além das áreas de Segurança e Educação, ações que envolvam a Saúde e a Assistência Social também serão incorporadas nas próximas reuniões, que deverão contar ainda com a presença de representantes das polícias Militar e Civil, além do Conselho Tutelar. Para isso, hoje mesmo já foi montada uma comissão para dar andamento ao debate de ideias e definição de medidas, inclusive a médio e longo prazo.

A comissão é formada por representantes das entidades, escolas estaduais, particulares e municipais Eliane Cherubini Moneda Macari, Fórum das Entidades Assistências de Valinhos; Tatiane Gaspar, Escola Estadual Prof. José Leme do Prado; Alexandra Molon, Maple Bear Valinhos; Laura Mendonça Pimenta Agessi, Colégio Fundamentum; Ana Claudia Romano Levrero, Colégio Panda; e Thaís  Biasio Girardi, Instituto Educacional de Valinhos (IEV); Elisiane Juliato Mazzali Costa, EMEB Luiz Antoniazzi; Marcelo Eugênio Melicio, EMEB Gov. André Franco Montoro; Fábio Cesarine da Silva, EMEB D. Carolina de Oliveira Sigrist; Rachel Pinheiro, EMEB Horácio de Salles Cunha; Liliane Benvindo Teixeira Lopes, EMEB Tio Pedro Brandini; Cremilson Nascimento Madrona,EMEB Carlos de Carvalho Vieira Braga; e Gilmar Silvério, CEMEI Antonio Montero Filho.