13 ABR 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Prefeitura de Valinhos inicia entrega de resultados de análise de solo aos agricultores
Análises são oferecidas gratuitamente aos pequenos produtores com áreas efetivamente produtivas de até 5 hectares

A Prefeitura Municipal de Valinhos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, fez na noite desta quarta-feira (12), durante a realização da ‘Quarta é Feira’, a entrega de análises de solo aos agricultores feirantes e cadastrados no projeto que beneficia os produtores rurais com análises microbiológicas de solo e de água gratuitas. O projeto faz parte do programa de valorização do agricultor “Valinhos Agro”.

Dessa forma, os trabalhadores rurais poderão adubar o solo sem erro por falta ou excesso de nutrientes. “Pelo Programa Municipal Valinhos Agro, a Prefeitura disponibiliza gratuitamente aos produtores rurais as análises microbiológicas de água e de solo, fruto da apresentação de um projeto que, com a emenda impositiva da então vereadora Cris Briani, foi possível fazer esse investimento inédito, beneficiando o homem do campo”, explica a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rafael Agostinho, o kit para coleta das amostras de solo é entregue mediante cadastramento prévio.“ A expectativa da Prefeitura é que até o final do ano todos os pequenos agricultores locais já tenham sido cadastrados e estejam finalizando a análise em sua propriedade. As análises são ofertadas para os pequenos agricultores, com área efetivamente produtivas de até cinco hectares, e somente localizadas em Valinhos. Serão realizadas 350 análises gratuitas de solo e 350 análises gratuitas de água”, destaca o secretário Rafael.

Do total, até o momento, das 35 amostras de solo entregues pelos agricultores junto ao Departamento de Agricultura, 21 delas apresentaram alterações. “A maioria das amostras avaliadas, relacionada às culturas perenes, como figo e goiaba, apresenta defasagem de nutrientes, entre eles fósforo, potássio e magnésio. Já aquelas relacionadas às plantações de verduras e legumes, por exemplo, estão com algum tipo de déficit, mas não tanto quanto os demais”, conta o Coordenador Técnico para Agropecuária e Agricultura, Fábio Calixto Marques.

Os resultados são entregues aos agricultores, juntamente com um manual explicando o resultado e dando orientações de como devem proceder para a correção do solo. “Em breve, esse pequeno manual também estará disponível no site da Prefeitura dentro da aba da Agricultura. Também encaminhamos os resultados e as orientações por e-mail para quem tem acesso, WhatsApp ou pessoalmente mesmo. Mas o agricultor tem a opção de retirar aqui conosco”, explica.

ETAPAS

Já as análises de água dos poços artesianos em propriedades rurais estão previstas para serem disponibilizadas aos agricultores a partir de maio, sendo essenciais para verificar a qualidade da água que rega as plantações ou até mesmo para o consumo.

As análises microbiológicas serão realizadas em etapas. Nesta primeira fase, o agricultor retira o kit para coleta de amostra de solo e ele mesmo executa os procedimentos de colhimento rural. Já na segunda etapa, para a análise de água, as equipes responsáveis realizarão o trabalho de campo nas propriedades cadastradas por se tratar de uma análise mais complexa e aprofundada.

A equipe do Departamento de Agricultura do município realiza o cadastramento para as análises microbiológicas dos trabalhadores rurais durante as feiras de quarta-feira e sábado e, após finalizado, são entregues os kits para coleta de amostras de solo com todas as instruções necessárias.

“Quando o agricultor retorna com a amostra para entrega, o material é levado para um laboratório terceirizado para análise. Os serviços contratados de laboratório são considerados o melhor meio para avaliar a fertilidade do solo e a qualidade da água e garantir maior produtividade e lucratividade para as lavouras”, explica o diretor do Departamento de Agricultura, Aluísio Mamprin Brunello.

ONDE SE CADASTRAR

Para ter acesso às análises gratuitas oferecidas pela Prefeitura de Valinhos, os produtores rurais devem fazer inscrição junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação para o preenchimento de uma ficha e entrega de documentos, na Rua Tomás Antônio Gonzaga, nº 58, na Vila Papelão. O telefone para informações é (19) 3829-5200.
As portarias de números 1 e 2 de 2023 que tratam sobre os critérios para ter acesso às análises microbiológicas de água e de solo podem ser conferidas nos Atos Oficiais do município, na edição de número 2404, publicada no último dia 17, pelo link: https://www.valinhos.sp.gov.br/portal/diario-oficial/ver/1620.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos