17 ABR 2023
EDUCAÇÃO
Leitura infantil é estimulada desde o primeiro ano de vida na rede municipal de educação de Valinhos
Alunos do Cemei Jd. Nova Palmares durante atividade de incentivo à leitura.

Prefeitura comemora o Dia Nacional da Leitura Infantil, neste dia 18, com projetos de incentivo ao hábito

Os alunos que frequentam a rede municipal de ensino de Valinhos são incentivados desde cedo a desenvolver o hábito de leitura. São estimulados, ainda bebês, a conhecer estórias infantis durante atividades de contação realizadas pelos educadores nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cemei’s). Assim é a rotina de todas as unidades da Educação Infantil e também no primeiro ciclo do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º anos, quando em diversas atividades as crianças têm o acesso aos livros.

“Neste dia 18 de abril, quando celebramos o Dia Nacional da Leitura Infantil, data de nascimento do escritor Monteiro Lobato, a Prefeitura comemora com os seus alunos uma série de projetos de incentivo à leitura, que está sempre muito presente nas unidades educacionais da nossa rede municipal. Os professores realizam rodas de leitura quase diariamente e há projetos de biblioteca de sala pelo qual as crianças podem optar pelo título para folhear ou fazer leitura compartilhada”, destaca a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

A rede conta ainda com projetos de biblioteca volante, pelo qual as crianças escolhem o título que levam para casa para fazer a leitura com os familiares. Além disso, todas as unidades de Educação Infantil possuem a coleção Baú Turma da Mônica com acervo de literatura e baú que vira teatro de fantoches.

“São ações que, dentro do Programa Municipal Valinhos Educação Inovadora, contribuem para a valorização dos livros e estimulam a criatividade. Sabemos que a leitura infantil desde o primeiro ano de vida trabalha a imaginação, exercita a memória, além de contribuir com o crescimento do vocabulário e a melhora na escrita, entre outros benefícios futuros também”, fala a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim.

Recentemente, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, além das práticas já realizadas pelos professores, foi implantado pela Secretaria de Educação o projeto ‘Território da Leitura’, da Editora Moderna. “Os kits dos alunos contém 4 livros de literatura, 1 diário do contador, 1 diário literário da família e um dispenser para guardar os livros em casa”, menciona a coordenadora do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano), Rosimeire Zagui.

“Os professores também receberam kits com livros, diário do contador e material de apoio”, conta a coordenadora da Educação Infantil (CEMEI's e Infantil I e II), Marjory Cristina de Souza Keller. Já foi realizada a primeira formação online de apresentação do projeto em março e o próximo encontro, um workshop, deverá ser programado para maio ou junho.

Entre os Cemeis que mantêm uma rotina bem diversificada de leitura junto aos alunos está o Cemei ‘Profª Solange Elizabeth Pereira da Silva’, do Jardim Nova Palmares. “Semanalmente enviamos um livro para casa de cada aluno para que a família leia junto com a criança para estimular a imaginação, incentivar o hábito de leitura e propor mais um momento de convivência familiar. Algumas semanas a professora indica um livro, com o mesmo tema de atividades feitas na escola, em outras, a criança escolhe. Começamos a incentivar que os pais façam registros desse momento, por desenho com a criança, relato escrito dos próprios pais, ou mesmo vídeo. E os professores têm clareza da importância da leitura na Educação Infantil, por isso, todo dia tem um momento de leitura na escola, faz parte da rotina”, diz o diretor da unidade, Rodrigo Vignoli Juvenal.

O incentivo continua em casa

Noah Gabriel Gomes dos Santos, de apenas 4 anos e aluno do Infantil I do Cemei do Jardim Nova Palmares, leva para casa toda sexta-feira um livro para interagir com a mãe, Gislaine Aparecida dos Santos, de 35 anos. “Quando entrego em casa o livro para o Noah, ele começa a soltar a imaginação e contar a estória como ele a vê! Depois eu leio o livro para ele que, ao entender o teor, volta a contar uma nova versão envolvendo os personagens. Acredito que o incentivo à leitura que a escola oferece é muito importante. Em casa também gosto de incentivar meu filho. Em tempos modernos, com o uso frequente de celular, as crianças acabam perdendo muitas coisas que tínhamos em nossa infância. Então, o que eu puder estimular como mãe o meu filho, com o que foi bom para mim, eu faço”, diz.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura