19 ABR 2023
SEGURANÇA PÚBLICA
Botão SOS começa a funcionar hoje nas escolas de Valinhos

Prefeitura disponibilizou ferramenta que dá acesso direto à GCM para 100% das instituições de ensino das redes particular e pública

O botão SOS, dispositivo que permite acionar a Guarda Civil Municipal (GCM) através de um aplicativo de celular, já está em funcionamento em Valinhos. A Prefeitura, por meio das secretarias de Educação e Segurança Pública, realizou nesta quarta-feira (19) no Senai um treinamento para os representantes de 77 escolas das redes municipal, estadual e privada que aceitaram aderir a ferramenta e já se cadastraram.

Cada unidade tem dois funcionários com acesso ao dispositivo, que possui um botão descrito como “pedir ajuda” para acionar o alarme de segurança da escola. Diretamente do Centro de Operações e Inteligência (COI), o agente recebe o chamado com a localização exata e os dados do solicitante para a tomada de providências. O aplicativo possibilita também ligações diretas para o 153 e telefone fixo da GCM.

“Essa ferramenta para a rede privada é de grande importância porque o medo é o mesmo em todos os lugares e não queremos perder a oportunidade de trabalhar presencialmente com todos os nossos alunos, mas precisamos também dessa segurança. Sentir que a cidade está colaborando para isso nos faz sentir mais seguros”, comentou Daniele Tertuliano, do Colégio Álamo.

Segundo o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Argeu Alencar, o acionamento do aplicativo deve ser feito em situação de risco nas proximidades ou no interior da escola como, por exemplo, em caso de presença de pessoas estranhas à comunidade escolar, além de atos que coloquem em risco a vida de alunos e professores. “Essa é mais uma medida, entre tantas outras, que estamos tomando para aumentar a segurança nas escolas da nossa cidade”, afirmou.

Também estiveram presentes a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim; o capitão da Polícia Militar, Fábio Azevedo; a comandante da GCM, Magalhães; e os vereadores Alexandre Japa e Thiago Samasso.

OUTRAS MEDIDAS

Na última sexta-feira (14), a prefeita Capitã Lucimara Godoy estendeu as medidas temporárias e anunciou a presença da GCM por mais uma semana nas escolas e o reforço do patrulhamento, além de novos equipamentos como travas que impedem a abertura das portas pelo lado de fora e câmeras integradas ao monitoramento da GCM. Palestras, oficinas de segurança digital e remanejamento de vigias são outras ações que fazem parte do Programa de Segurança nas Escolas. Também já está sendo preparado um projeto de lei para a criação de uma Diretoria de Segurança Escolar, além de um plano de contingência, que será remetido à Câmara Municipal.

Prefeitura ampliou acesso para Santa Casa e entidades assistenciais

A Prefeitura de Valinhos também disponibilizou o botão SOS para a Santa Casa e para entidades assistenciais. Já se cadastraram e participaram do treinamento os representantes do Recanto dos Velhinhos, da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Casa da Criança e do Adolescente, Grupo Rosa e Amor, Centro de Orientação Humana e Cristã Santa Rita de Cássia (COHCRIC), Círculo de Amigos do Patrulheiro e Associação Cristã Acolher, Cuidar, Ensinar e Servir (ACES).

Mais informações e dúvidas podem ser esclarecidas diretamente na Secretaria de Educação pelo telefone: (19) 3871-9290 ou pelo e-mail educacao@valinhos.sp.gov.br.

Local: Valinhos