19 ABR 2023
EDUCAÇÃO
EMEB’s Vice-Prefeito Antônio Mamoni e Dom Martinho Roth promovem integração com ex-alunos e funcionários
Objetivo é resgatar as histórias das unidades da rede municipal e perpetuar memórias

Em mais um reencontro entre ex-alunos e antigos funcionários promovido pela direção das EMEB’s (Escola Municipal de Educação Básica) Vice-Prefeito Antônio Mamoni (Fundamental) e Dom Martinho Roth (Educação Infantil), no Jardim das Figueiras, em Valinhos, foi possível relembrar a história das unidades no último dia 13, com a presença de 35 participantes.

“Integrações como essa, de livre iniciativa, fortalecem o vínculo entre as pessoas, entre a comunidade escolar e a comunidade em geral. O resgate da memória viva das escolas também enriquece a história da rede municipal de ensino de Valinhos, considerada uma das melhores do Estado”, diz a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim.

“Em 2022 fizemos a primeira edição do Encontro de Ex-Aluno e Ex-Equipe! Tivemos vários relatos da passagem das pessoas pelas escolas. E nesta segunda edição do encontro demos continuidade, propiciando um momento de integração.”, destaca o diretor de ambas as EMEB’s, Frederico Rodrigues Povoa Leal.

Participaram do encontro diretores, professores, alunos e funcionários, que já passaram pelas duas unidades e também que a vivenciam atualmente, além da Supervisão de Ensino, representando a Secretaria de Educação.

“Foi muito bom receber novamente ex-diretores, ex-professores, ex-alunos e também ex-funcionários para relembrar a história das nossas escolas, os encontros, desencontros, passeios, apresentações de fanfarras, como eram os prédios das escolas, os trabalhos escolares, o caminho para chegar na escola, enfim, tudo que foi vivido e compartilhado por tanta gente e por tanto tempo e que apareceram nos relatos dos presentes”, completa o diretor.

Os participantes foram incentivados a encaminhar fotos antigas que mostrem os prédios das unidades, assim como da região, registros de passeios feitos pela escola, entre outros momentos, além do preenchimento de um questionário para futuros contatos e um relato escrito do tempo que viveram na escola, mensurando as experiências no ambiente escolar. A terceira edição já está sendo preparada para 2024.
Fonte: Departamento d Comunicação - Prefeitura de Valinhos