19 ABR 2023
Escolas de Valinhos celebram o Dia dos Povos Indígenas nesta 4ª feira
Foto Noticia Principal Grande
Atividades Dia dos Povos Indígenas na rede municipal de Valinhos - CEMEI São Lucas

Com teor histórico e criatividade, atividades pedagógicas recriam costumes e arte indígena

As Escolas Municipais de Educação Básica de Valinhos (EMEB’s) promoveram esta semana uma série de atividades pedagógicas, culturais e artísticas junto aos alunos para celebrar o Dia dos Povos Indígenas, comemorado nesta quarta-feira (19). A realização das atividades, e conforme preconiza a Base Nacional Comum Curricular, trouxe a temática dos nativos favorecendo o reconhecimento da diversidade e das diferenças dos grupos sociais com base em princípios éticos, tema que foi abrangido pelos educadores, especialmente na Educação Infantil.

Entre as unidades escolares, a EMEB Dona Estephania de Carvalho Vieira Braga, no Jardim Pinheiros, promoveu o projeto ‘Semana dos Povos Originários’ visando a valorização da pluralidade cultural que existe no Brasil e também do patrimônio sociocultural, além de conhecimento dos hábitos e costumes dos nativos.

As atividades incluíram uma mesa coletiva recheada de alimentos oriundos da culinária indígena. Também foram apresentadas raízes in natura para exploração dos alunos, bem como plantadas algumas sementes e mudas, além de apresentações musicais, dança, jogos e pinturas com elementos naturais. “O dia dos povos originários (indígenas) não deve ser instituído apenas para ser comemorado, e sim refletido e trabalhado”, destaca a diretoria da EMEB do Jardim Pinheiros.

No Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Osvaldo Mülher, no Jardim América II, as turmas do maternal I e II fizeram roda de conversas durante a apresentação de imagens sobre a beleza e os significados da arte indígena, sendo reproduzidas posteriormente pelas crianças em argila. As atividades incluíram ainda musicalização e socialização sobre o tema, confecção de brinquedos, arte com café e açafrão, além de brincadeiras como Cabo de Guerra e Heiné Kuputisu, que é uma típica corrida de uma perna só.

“No CEMEI São Lucas o tema norteador do mês de abril é Cultura Indígena e meio ambiente. Várias atividades relacionadas ao tema estão sendo aplicadas desde o início do mês pelas professoras, entre elas a confecção de petecas, contação de história e degustação de mandioca cozida”, comenta a direção da creche.

Também foram desenvolvidas várias atividades nas EMEB’s Antonio Perseghetti e Manoel Furlan, no bairro Ponte Alta, entre elas leitura de literatura e discussões sobre o tema, música, roda de conversa e estudos sobre as contribuições da cultura dos povos indígenas para a composição da cultura brasileira, como vocabulário, culinária, costumes e lendas.

Já na EMEB Tio Pedro, no Centro, os alunos confeccionaram pulseiras a partir da técnica do grafismo, assistiram a vídeos e nas rodas de conversa sobre os povos indígenas trataram sobre a quebra de estereótipos.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos