28 ABR 2023
EDUCAÇÃO
Data comemorativa ao Dia da Educação é celebrada na rede municipal de ensino de Valinhos
Alunos do Cemei do bairro Jd. Nova Palmares.

Diversas ações são implementadas por meio de novos investimentos e planejamento

Nesta sexta-feira, 28 de abril, é comemorado mundialmente o Dia da Educação. A data foi escolhida quando encerrou-se o Fórum Mundial de Educação realizado em Dakar, Senegal, no ano de 2000. De lá para cá os 164 países, incluindo o Brasil, que firmaram o compromisso de levar a educação básica e secundária a todas as crianças e jovens do mundo com metas estabelecidas até 2030, celebram a data. Em Valinhos, a Prefeitura, com a coordenação da Secretaria da Educação, tem avançado em ações que priorizam estas metas, por meio do Programa Municipal Valinhos Educação Inovadora.

Os educadores da rede municipal de ensino de Valinhos, comprometidos com uma educação de qualidade e inclusiva, não medem esforços para colocar em prática diversos projetos que fazem da cidade referência no ensino público no Estado de São Paulo.

Conforme a coordenação pedagógica da Secretaria de Educação, a educação é um direito humano fundamental e um fator crucial para o desenvolvimento econômico, social e cultural de um país.

“Em um mundo em constante mudança, a educação desempenha um papel fundamental na preparação das crianças e jovens para enfrentar os desafios futuros. Isso inclui a aquisição de habilidades e conhecimentos básicos, como ler, escrever e contar, e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, como a capacidade de colaborar, resolver problemas, tomar decisões responsáveis e pensar criticamente”, afirmam os coordenadores da rede que atuam diretamente no desenvolvimento dos projetos pedagógicos.

Para a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, alguns dos vários projetos implementados merecem destaque estando em acordo com as metas estabelecidas no Fórum Mundial da Educação de Dakar. “São ações que a partir de um avançado programa municipal, implantado desde o início da gestão da prefeita Capitã Lucimara Godoy, são implementadas por meio de novos investimentos e planejamento”, afirma a secretária.

Entre as ações desenvolvidas pelas escolas da rede municipal de ensino de Valinhos estão aquelas que incentivam os alunos à leitura e ao raciocínio. O projeto ‘Território da Leitura’ visa aproximar o aluno do universo escrito e dos portadores de escrita para que possam manusear, reparar na beleza das imagens, possibilitando aos alunos a aquisição de competências leitoras.

Já o projeto ‘Mente Inovadora’ procura desenvolver no aluno habilidades cognitivas, sociais, emocionais e éticas por meios de jogos de raciocínio, com ênfase na aprendizagem com significado e no papel do professor mediador.

A inclusão na educação municipal é valorizada nas escolas municipais de Valinhos. Pelo projeto ‘Protagonismo e equidade na escola’, o objetivo primordial é discutir a inclusão da temática ‘História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena’ fazendo cumprir a Lei Federal nº 10.639/2003 (alterada pela Lei nº 11.645/2008), no currículo oficial da rede municipal de ensino de Valinhos.

Pelo projeto ‘Valinhos Conectada’, a tecnologia também levada como prioridade para formar estudantes conscientes que a utilizam para se comunicar, aprender e construir a sua cidadania, com discernimento no recebimento e disseminação de informações, aprimorando sua consciência crítica.

Outro importante avanço é a atividade do Núcleo de Atendimento Educacional Especializado visando a formação do aluno por meio da disponibilização de serviços, recursos de acessibilidade e estratégias que eliminem as barreiras para sua plena participação na sociedade e desenvolvimento de sua aprendizagem.

“Para avançarmos ainda mais, estamos programando o 1º Simpósio da Educação Municipal de Valinhos, cujo evento será promovido nos dias 25 e 26 de julho e oportunizará momento de escuta, de diálogo e reflexões sobre o trabalho desenvolvido, sistematizado e compartilhado entre todos os nossos profissionais da Educação, configurando produção de conhecimento na área”, adianta a secretária Claudineia.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos