01 OUT 2013
Valinhos inicia 2ª fase da Operação 'Cidade Limpa'; saiba como participar

A Prefeitura de Valinhos dará início no próximo dia 26 a 2ª fase da megaoperação 'Cidade Limpa', que, assim como ocorreu no 1º semestre, abrange casas, ruas e praças, além da conscientização da população sobre o descarte correto do lixo, para evitar o surgimento de doenças, como a Dengue, e contribuir com a melhoria do visual da cidade.

A atividade prosseguirá até 8 de dezembro, durante seis finais de semana. "O objetivo é manter uma campanha permanente, duas vezes ao ano, no primeiro e segundo semestres, dando a oportunidade às pessoas de se desfazerem de objetos em desuso de forma adequada, contribuindo, assim, com a construção de uma cidade sustentável", analisa o prefeito Clayton Machado.

O secretário de Obras e Serviços Públicos, Abraão Michelon, alerta as pessoas a ficarem atentas ao calendário da operação e, assim, não perder a oportunidade de limpar a casa. "Aproveitamos para pedir aos moradores que descartem os bagulhos somente na época da operação, assim acabaremos com pontos irregulares de desovas, contribuindo para a melhoria do visual de Valinhos e a eliminação de criadouros de insetos e animais peçonhentos", ressaltou Michelon.

A Operação 'Cidade Limpa' envolve cata-bagulho, ações de limpeza de calçadas, de pontos de descarte irregular de lixo e entulho e de bueiros, além de coleta de galhos, retirada de recicláveis (sucatas) e coleta especial (como de óleo de cozinha) em parceria com cooperativas e ações de conscientização da comunidade (distribuição de panfletos e colocação de placas). Até o ano passado, a Prefeitura de Valinhos realizava apenas o cata-bagulho, sendo que no 2º semestre de 2012 não houve nenhuma ação de limpeza pública.

A programação completa da Operação será divulgada por meio das contas de água, pelo site oficial da Prefeitura (www.valinhos.sp.gov.br) e a imprensa.

Operacionalização - No dia da operação, os moradores dos bairros abrangidos deverão colocar para o recolhimento os objetos em desuso, como móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, peças de metal, restos de madeira, entre outros, na calçada, se possível, com uma hora de antecedência, para evitar que sejam revirados por animais. Segundo a Prefeitura, por questão de operacionalização, apenas resíduos industriais não serão recolhidos. Em caso de chuva, forte que impossibilite o trabalho, a Operação será suspensa e o serviço será terminado no final de semana seguinte.

Segundo a Prefeitura, nesta segunda fase a operação será ampliada de 131 para 136 bairros, com a inclusão dos bairros Joapiranga, Recreio dos Cafesais, Parque Valinhos, Biquinha e Chácara Silvânia. A operação será realizada pelas Secretarias Municipais de Obras e Serviços e de Saúde, com o envolvimento de 100 servidores e o suporte de 17 caminhões, 30 veículos leves, três retroescavadeiras e uma esteira.

Dengue - Este ano, após a 1ª fase da operação realizada no 1º semestre, somente nos três primeiros meses do ano houve uma queda de 80% do número de casos (4 em 2013 contra 20 no mesmo período em 2012), fazendo com que Valinhos fosse o município com o menor número de casos de dengue na Região Metropolitana de Campinas (RMC). Os dados veiculados na mídia regional são da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde.

Orientações operação 'Cidade Limpa'

- Colocar o material na calçada no período da manhã do dia previsto para a operação;

- Colocar bagulhos (móveis, eletrodoméstico, madeiras), entulhos e galhos, separadamente na calçada, pois serão retirados por caminhões diferentes;

- Não colocar entulhos encostados nos muros, junto a árvores, postes de energia e lixeiras, a fim de que possam ser retirados facilmente;

- Pequenos pedaços de madeiras deverão ser ensacados, para otimizar o trabalho braçal e evitar acidentes;

- Não misturar lâmpadas fluorescentes com bagulhos;

- Óleo de cozinha armazenar em garrafa pet;

- Resíduos industriais não serão recolhidos;

- Colocar separadamente o lixo eletrônico (aparelhos celulares, baterias, computadores, monitores teclados, impressora e televisores).