02 OUT 2013
Prefeito leva à Câmara projeto que permite apartamentos populares no Frutal

O prefeito Clayton Machado entregou, pessoalmente, na Câmara Municipal de Valinhos, na tarde de segunda-feira (30), o projeto de Lei que altera o zoneamento do Bairro Frutal. A mudança é necessária para que a região possa receber aproximadamente 900 apartamentos populares pelo Programa "Minha Casa, Minha Vida" (faixa 1, para quem ganha de zero a R$ 1.600,00 mensais).

A reunião contou com a presença do prefeito Clayton Machado, do vice-prefeito Luiz Mayr Neto, de 14 dos 17 vereadores, e do gerente geral da Caixa Econômica Federal, em Valinhos, José Augusto Baungart.

O representante da CEF alertou sobre a necessidade de Valinhos agilizar o processo. "Sempre digo que projeto dessa magnitude, na faixa 1, exige um alinhamento de planetas", disse Baungart, para expor as dificuldades para a conquista.

"Para fazer um projeto como este proposto pelo prefeito Clayton Machado é preciso achar terreno, achar a construtora e achar o município disposto a beneficiar as pessoas que ganham até R$ 1.600,00", avaliou o gerente da Caixa.

Baungart também traçou um cenário de dificuldades diante de restrições orçamentárias do governo federal: "Antes, a aprovação na CEF era automática; hoje, a prefeitura precisa defender a aprovação junto ao Ministério das Cidades".

Ao pedir aos vereadores a análise da matéria "da maneira mais abreviada possível, sem desrespeitar o rito parlamentar", o gerente da Caixa disse que situações semelhantes à registrada hoje em Valinhos foram superadas com celeridade por cidades da região, citando o caso de Indaiatuba.

Para o vereador Moysés Abujadi, ex-prefeito de Valinhos, acelerar a análise e votação do projeto habitacional do prefeito Clayton Machado é uma forma da Câmara "homenagear a população de Valinhos".

O presidente da Câmara, Lorival Messias de Oliveira, colocou em análise a possibilidade de os vereadores assegurarem urgência à matéria, o que foi aprovado por todos os presentes ao encontro.