O projeto de literatura Na leitura o bicho pega beneficia alunos em fase de alfabetização da rede municipal de ensino. As atividades, inéditas em Valinhos, tiveram início no último dia 26, com a visita do escritor Sérgio Lowchinovscy às escolas participantes.
Nesse contato, o autor apresentou a coleção - composta por cinco livros, além de um caderno de atividades e de um jogo de cartas - e contou algumas histórias. O projeto, que conta com o patrocínio da MWV Rigesa, tem o objetivo de desenvolver o gosto pela leitura e auxiliar no processo de alfabetização.
"Esse projeto é muito importante. Não apenas pelo estímulo à leitura. Ele mostra outras estratégias, outros recursos para serem trabalhados em sala de aula", comentou Rosane Evangelista, diretora da EMEB Neize Quaglio Mathedi. Essa escola foi uma das contempladas na primeira visita que o escritor realizou na cidade.
Durante as visitas, Sérgio Lowchinovscy falou sobre os personagens criados, leu algumas histórias que compõem a coleção, conversou com as crianças e fez a distribuição dos livros. Cada criança recebeu o kit (formado pelos livros O jaboti e a bota; O futebol dos bichos; A criação do mico-leão-dourado; Bolinhas de sapão; e Vaga-lume vermelhão, além do jogo e do caderno de atividades).
"O fato das crianças ganharem os livros é um grande incentivo para que elas se envolvam com a literatura. O material que elas estão recebendo é muito rico. É um projeto muito gostoso e concreto", avaliou a diretora da EMEB Padre Leopoldo Petrus Liempt, Maria Marta Machado. "Acredito que é um projeto muito válido", afirmou Silvana Fernandes, professora da EMEB Tio Pedro Brandini. "É uma valorização da leitura, da contação de histórias, das possibilidades de trabalhar com alfabetização. E a presença do escritor é algo inédito para as crianças. Tudo isso conquista", apontou.
O escritor conversou também com alunos de três escolas municipais de educação básica localizadas na área rural. A programação de visitas, 27 ao todo (o projeto envolve 30 escolas e em algumas visitas, alunos de mais de uma escola participam) continua em outubro e termina em novembro. No entanto, os estudantes das escolas que não foram visitadas já começam a receber os kits antes da visita do escritor.
Alfabetização – O projeto, segundo explicou o autor, foi pensado levando em consideração as dificuldades que são comuns no período de alfabetização e aquisição da leitura. As histórias, escritas em verso e rima, proporcionam uma leitura fácil e atrativa, com destaque para as divertidas ilustrações, feitas por Paulo Masserani. Lowchinovscy é bacharel em Direito e pedagogo, e trabalha com alfabetização nas séries iniciais do ensino fundamental e na educação de jovens e adultos.
Na leitura o bichopega também vai ser realizado em Santa Bárbara d´Oeste, beneficiando, ao todo, 2,7 mil alunos nos dois municípios. Todos vão receber os kits, assim como professores envolvidos com a iniciativa.
O projeto tem o patrocínio da MWV RIGESA, realização da Editora Adonis, produção cultural da 3marias Produtora, agenciamento da Track&Marketing e apoio cultural da Usicomp, da Texfyt, da Prefeitura de Valinhos, da Prefeitura de Santa Bárbara d´Oeste e do ProAC - Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo - Secretaria da Cultura.