01 OUT 2013
Projeto Cine Vive Itália exibe filme de Vittorio De Sica no Centro Cultural de Valinhos

Em mais uma edição do projeto "Cine Viva Itália", o Centro Cultural 'Vicente Musselli', mantido pela Prefeitura de Valinhos, apresentará nesta sexta-feira (4), o drama italiano 'Ladri di biciclette' (Ladrão de Bicicleta). A sessão, com entrada franca, será exibida às 19h00.

Lançado em 1948, o filme tem 93 minutos e direção do consagrado Vittorio De Sica. É um dos mais importantes do movimento neorealismo italiano, iniciado após a segunda grande guerra. O movimento reergueu o cinema italiano, no qual os diretores usavam atores não profissionais, geralmente encontrados na rua e que tivessem algo em comum com seus personagens e se tornou importante porque economizava na produção, mas não na história.

Uma história tocante, um documento histórico, um balanço social e um grande clássico. 'Ladri di biciclette' conta a história de Antonio Ricci (Lamberto Maggiorani), um pai há dois anos desempregado e que aflito, procura nos labirintos das ruas de Roma, sua bicicleta roubada, seu único meio de sobrevivência. Sua esposa Maria (Lianella Carell) penhorou toda a roupa branca de linho da família para que ele pudesse recuperar sua bicicleta que estava penhorada e trabalhar colando cartazes de cinema por toda a cidade.

Acompanhado por Bruno (Enzo Staiola) seu filho de 9 anos, ele inicia uma busca frenética para encontrar o ladrão e a bicicleta. Em seu caminho, encontram vários personagens bizarros e interessantes da cidade, um empresário, uma medium, um trabalhador de uma bicicleta com centenas de bicicletas, inclusive uma que foi repintada, um velho de um abrigo para mendigos, um jovem que provavelmente seja o ladrão, sua mãe protetora e seus agressivos vizinhos.

O projeto – O Cine Viva Itália é realizado em parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo e Associação Ítalo-Brasileira "Abruzzo Forte", com o objetivo de reunir membros da colônia italiana da cidade, confraternizando e fazendo com que os todos recordem e dividam suas memórias em relação aos seus ancestrais.

"O projeto incentiva ainda debates e conversas sobre novas palavras e pronúncias entre os estudantes da língua. A sessão de cinema ocorre toda primeira sexta-feira de cada mês no Centro Cultural Vicente Musselli, e a escolha dos filmes é feita pela Associação Ítalo-Brasileira", destaca o secretário de Cultura, Wilson Ventura.

O Centro Cultural "Vicente Musselli" fica na Avenida Joaquim Alves Corrêa, nº 627, no bairro Santo Antonio. Informações pelo telefone 3871-3646.