05 MAI 2023
EDUCAÇÃO
“Revelando Valinhos”: Alunos participarão de concurso sobre os 127 anos da cidade
O Figo Roxo será tema do 1º Concurso Artístico-cultural Revelando Valinhos.
Objetivo é incentivar a produção de material educativo e artístico pelos estudantes de todas as idades

Na programação mensal de aniversário dos 127 anos de Valinhos, comemorado no dia 28 de maio, os alunos da rede municipal terão participação especial. Todos foram convidados pela Secretaria de Educação para participar do 1º Concurso Artístico-cultural Revelando Valinhos. O objetivo é incentivar a produção de material educativo e artístico, estimulando a multiplicidade e a diversidade de tendências e linguagens em suas variadas modalidades de manifestações artísticas e culturais.

“A exemplo do primeiro Concurso de Desenho que promovemos em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil em 2022, muito bem aceito pelos alunos que fizeram trabalhos maravilhosos e criativos, esperamos que neste concurso tenhamos uma grande participação das escolas e dos estudantes para apresentar produções que enaltecerão o desenvolvimento dos 127 anos da nossa querida Valinhos, da qual tanto nos orgulhamos e lidera o ranking das mais seguras entre os municípios paulistas”, afirma a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

O regulamento do concurso será disponibilizado na Imprensa Oficial desta sexta-feira (5) e poderá ser consultado na íntegra pelo link: https://www.valinhos.sp.gov.br/portal/diario-oficial. Podem participar do Concurso os alunos das unidades escolares da rede, desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O concurso abrange 6 modalidades sendo: Educação Infantil e 1º ano (trabalho de colagem) com o subtema ‘Valinhos pelo olhar de uma criança’; 2º e 3º ano (trabalho com técnicas de ilustração) e subtema ‘Valinhos, terra do Figo Roxo’; 4º e 5º ano (fotografia) com o subtema ‘Valinhos, terra sem igual’; 6º e 7º ano (cartaz tipo lambe-lambe) com o subtema ‘Valinhos meu torrão natal’; 8º e 9º (Short Vídeo) com o subtema ‘Valinhos, terra das belas artes’; e EJA (alunos do 1º ao 8º termo – fotomontagem) com o subtema ‘Valinhos, 127 anos’.

Serão considerados como critérios de julgamento o respeito à adequação ao tema e ao formato. As produções dos alunos deverão ser criativas e originais. De acordo com a comissão organizadora do concurso, serão premiados os dois trabalhos melhores classificados, com premiação a ser definida pela Secretaria da Educação. Além, disso, os professores responsáveis pelos trabalhos dos alunos classificados em 1º lugar serão premiados, com premiação também a ser definida.

INSCRIÇÃO

Os alunos interessados em participar da atividade deverão submeter seu trabalho ao estabelecimento de ensino ao qual é vinculado. A inscrição deverá ser realizada pelo representante da unidade na Secretaria da Educação.

Já os trabalhos de todas as modalidades serão julgados entre os dias 12 e 23 de junho, por uma Comissão Julgadora composta por membros do Departamento Pedagógico da Secretaria da Educação, responsável pela organização do concurso e o resultado do julgamento será comunicado aos vencedores até o dia 30 de junho.

“Para critérios de julgamento, os jurados levarão em consideração o tema proposto para o concurso, frente aos pressupostos e conceitos que fundamentam o Concurso Artístico-cultural Revelando Valinhos. Os trabalhos vencedores serão expostos no I Simpósio Municipal de Educação, que estamos programando para os dias 25 e 26 de julho”, adianta a secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3871-9244 ou pelo e-mail: coordenacaopedagogica@valinhos.sp.gov.br.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024