07 JUN 2023
GABINETE DA PREFEITA

A Prefeitura de Valinhos informa, com profundo pesar, o falecimento do senhor Segismundo Romano José Celani, o ‘senhor Dino’, na noite desta terça-feira (6), aos 95 anos. Proprietário da primeira fábrica de papelão de Valinhos, a Cartonifício, era atuante na área social e nas parcerias junto ao Município.

O velório será realizado nesta quarta-feira (7), das 9 às 18h, na Capela do Cemitério São João Batista. Haverá missa de corpo presente às 11h. O enterro será amanhã (8) no Cemitério de Santana Chora Menino, em São Paulo, às 15h.

“Nos solidarizamos aos familiares, colaboradores e amigos. Senhor Dino foi um homem de extrema relevância para a nossa cidade do ponto vista social e econômico, à frente de uma empresa de 88 anos. Era visionário. Se preocupava com o próximo, com o meio ambiente e com o desenvolvimento. Seu exemplo inspira, motiva. Sua história se mistura com a história de Valinhos”, declarou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

“À frente de uma das empresas mais importantes para a economia de Valinhos, senhor Dino deixou um legado para os seus sucessores, colaboradores e familiares. Escreveu com honra o seu nome na história da cidade e será fonte de inspiração para todos nós”, declarou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, José Eduardo Camargo.

Além da participação em diversos projetos culturais e sociais desenvolvidos pela Prefeitura, como a Campanha do Agasalho, recentemente a Cartonifício presenteou Valinhos com a réplica de um relógio da Estação Ferroviária.

BIOGRAFIA

Filho do imigrante italiano Ferrucio Celani, fundador da primeira fábrica de papelão da cidade e um dos responsáveis pelo impulsionamento da economia local, a história de Dino se mistura a da fábrica, que recebeu o nome de Cartonifício Valinhos e foi fundada em 1932 pelo pai. Localizada ao lado do Museu Municipal e da linha férrea, emprega cerca de 200 funcionários e recicla mensalmente aproximadamente 5 mil toneladas de aparas dos tipos Papelão Ondulado, Brancas I e Refile.

A família Celani, desde o início do Cartonifício Valinhos, teve a preocupação com os recursos naturais utilizados pela indústria. “A reutilização e a reciclagem do papel não apenas preservam as árvores, como também reduzem a poluição do solo, ar, água e acarreta na redução do volume de lixo descartado. Na época, o aquecimento global e a sustentabilidade eram temas distantes da realidade e o papel que já havia sido utilizado era considerado lixo. O Cartonifício Valinhos foi uma das empresas pioneiras do ramo no Brasil”, destaca o site da empresa onde, assim como o pai, o senhor Dino foi visionário, atuando na direção desde muito jovem.