07 JUN 2023
GABINETE DA PREFEITA
Capitã Lucimara sanciona Lei do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos da GCM
Ascensão, adequação de remuneração e benefícios na aposentadoria são alguns dos avanços para a categoria

A prefeita Capitã Lucimara Godoy sancionou nesta quarta-feira (7) a Lei nº 6.462, que estabelece o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos da Guarda Civil Municipal (GCM) de Valinhos. Após 40 anos de espera, o plano é um marco para a valorização da categoria e progressão profissional, além de viabilizar o desenvolvimento de novas estratégias de Segurança Pública.

No ato da assinatura, na sede da corporação, a prefeita mencionou a conquista para a atual gestão e para a cidade. “Apesar dos obstáculos, perseveramos. O plano traz ascensão, adequação de remuneração e, na aposentadoria, quando se colhe os frutos do trabalho, os benefícios acompanharão a todos”, afirmou.

O vice-presidente da Câmara, vereador Thiago Samasso, manifestou seu orgulho por fazer parte da história da GCM, que fará 40 anos de atividade na cidade em outubro.

Já o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Argeu Alencar da Silva, enalteceu a coragem da prefeita ao sancionar o plano, cumprindo uma promessa da campanha. “É um sonho que se concretiza, beneficiando do mais novo ao mais antigo guarda-civil”.

A prefeita recebeu uma placa de reconhecimento e flores da comandante da GCM, Sandra Magalhães, que agradeceu em nome dos guardas. “É um conquista da categoria vinda pelas mãos de uma gestora policial, que sabe das nossas necessidades e lutou para sua implantação”, pontuou.

Estiveram presentes a chefe de Gabinete, Claudineia Vendemiatti Serafim, os secretários de Cultura, Ricardo do Vale; de Assuntos Jurídicos e de Licitações, José Augusto Urbini; e da Fazenda, Crislânio Lopes. A vereadora Simone Bellini, o secretário de Segurança Pública e Trânsito de Vinhedo, Osmir Cruz, representantes das GCMs de Itatiba e Vinhedo, também participaram.

A prefeita também agradeceu a presença da senhora Simone Ramilo, viúva do inspetor Edgar de Oliveira Ramilo. Ele lutou, junto com os demais guardas-civis, pela implantação do Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos da GCM em Valinhos.

Mudanças
Entre as principais diretrizes do plano está a progressão da categoria, que passa a considerar o tempo de serviço. Outro ponto positivo é a incidência das classes (terceira, segunda, primeira, especial e distinta), com valorização financeira de cada uma sobre a aposentadoria. O guarda se aposentará na categoria que alcançou até o final da sua atividade, levando em consideração a classe e tempo de serviço. Antes todos se aposentavam na mesma classe.