20 JUN 2023
SAÚDE
Prefeitura amplia conscientização sobre febre maculosa aos servidores municipais

Trabalhadores receberam orientações sobre cuidados ao acessar áreas verdes

A Prefeitura de Valinhos está ampliando a conscientização sobre a febre maculosa para os servidores municipais. Além do treinamento aos profissionais da saúde, funcionários que exercem funções em áreas verdes, como manutenção de parques e zeladoria, estão recebendo orientações preventivas.

Nesta terça-feira (20) o Departamento de Saúde Ocupacional e Meio Ambiente do Trabalho (DSOMAT) explicou quais cuidados os trabalhadores de Serviços Públicos devem ter para evitar a contaminação, os sintomas mais comuns e o que fazer caso encontre um carrapato no corpo. Também foi abordada a forma de reprodução e modo de vida do carrapato-estrela, transmissor da doença.

“É importante evitar locais de mata. Mas caso não seja possível, deve-se usar blusa com manga longa, calça e sapato fechado em tons claros. Uma dica é vedar toda a área próxima aos pés com fita, para que o carrapato não suba pelas pernas e tenha contato com a pele”, explicou a enfermeira do trabalho do Departamento de Saúde Ocupacional, Haidee Paulino.

Segundo a enfermeira, é necessário também observar o corpo a cada duas ou três horas e, caso um carrapato seja encontrado, a remoção deve ser feita com cuidado, puxando-o para cima com uma pinça na região próxima a cabeça e lavar a área com água e sabão.

Na quarta (21) e quinta-feira (22) os médicos da rede básica de saúde e das Unidades de Atendimento a Urgência receberão uma capacitação para que se atentem aos casos suspeitos. Aos munícipes, a Prefeitura também realizará orientações durante as ações de campo dos agentes de combate às endemias, diretamente na casa dos valinhenses. Também fará colocação de placas e um novo mapeamento das áreas de risco, considerando locais onde já foram registrados casos positivos anteriormente.

Sintomas e tratamento

Entre os principais sintomas da doença estão febre alta, dor na cabeça e no corpo, falta de apetite, desânimo e manchas avermelhadas. Em casos mais graves, o paciente apresenta náuseas e vômitos, diarreia e dor abdominal, dor muscular constante, inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés, gangrena nos dedos e orelhas e até mesmo paralisia.

Caso o munícipe constate o aparecimento desses sintomas, procure imediatamente o serviço de urgência e emergência para que seja iniciado o tratamento com o antibiótico específico para a doença. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas) de Valinhos fica na Av. Gessy Lever, 550, no bairro Lenheiro.

Local: Valinhos