23 SET 2013
Pela 1ª vez, Prefeitura de Valinhos oferece estrutura à cooperativa Recoopera

O prefeito de Valinhos, Clayton Machado, assinou na manhã desta segunda-feira (23) o termo de permissão de uso de um galpão com mais de mil m2 para abrigar a Recoopera, cooperativa de materiais recicláveis criada em 2003. Em maio deste ano, um incêndio destruiu a sede da Recoopera, às margens da Rodovia dos Agricultores.

O novo imóvel alugado pela Prefeitura está localizado na Rua Vitório Capelatto, 87, bairro Jardim Valença, numa área de 2.800 m2. A partir de janeiro de 2014, o local também será endereço do primeiro Ecoponto da história do município.

Desde a fundação da cooperativa em 2003, é a primeira vez que o poder público oferece estrutura aos cooperados. "Apesar das dificuldades financeiras por que passa a Prefeitura, estamos priorizando vocês, pelo importante trabalho que desenvolvem na sociedade e pela importância que representam ao meio ambiente", destacou o prefeito.

Clayton Machado salientou que esta Administração Municipal tem uma preocupação especial com políticas sustentáveis. "É uma necessidade para o nosso dia a dia", ressaltou. O secretário de Planejamento, Paulo Bandina, presente ao encontro, lembrou que, por falta de ações efetivas em favor do meio ambiente, no ano passado Valinhos não foi certificada com o selo 'Verde e Azul' fornecido pelo Governo do Estado.

Voltar a funcionar - As chaves do novo galpão foram repassadas à presidente da cooperativa, Janine da Silva Azevedo, que, emocionada, comemorou a volta do funcionamento da Recoopera, a partir desta terça-feira, dia 24. "É um local melhor localizado e estruturado", enfatizou Janine.

Desde maio, após incêndio que destruiu totalmente o antigo galpão e maquinários da cooperativa, os 31 cooperados estavam sem um local próprio para trabalhar. Provisoriamente vinham atuando em uma cooperativa em Paulínia.

O coordenador de Meio Ambiente da MWV Rigesa, Fernando Nery, presente também na entrega das chaves, ressaltou que a empresa continuará parceira da cooperativa, como ocorre desde a sua fundação em 2003.

Segundo Nery, na tarde desta segunda-feira, dia 23, os cooperados participaram de um treinamento teórico e prático na Rigesa com a Brigada de Incêndio para receber noções de combate a princípios de incêndio.

Já na terça-feira, dia 24, técnicos da área de segurança no trabalho da empresa darão uma capacitação na área e também farão a doação de Equipamentos de Segurança no Trabalho (EPIs) e uniformes. Segundo Nery, a MWV Rigesa continuará também dando apoio financeiro e técnico à cooperativa, além da doação de uma média de cinco toneladas semanais de material reciclado da empresa, entre papéis e plásticos.

Elogios ao poder público - O gestor financeiro, José Ronaldo Salles Fernandes, do Centro de Referência em Cooperativismo e Associativismo (CRCA), que dá assistência técnica a Recoopera e outras cinco cooperativas e a uma central de Campinas, também participou da cerimônia, e elogiou a Administração Municipal pelo apoio à Recoopera.

"Estou impressionado com esta Administração Municipal. Eu lido com o poder público há tempo e, sinceramente, não achava que ia acontecer. Acho legal quando o poder público nos surpreende pelo lado positivo, fazendo acontecer", disse.

Segundo o gestor financeiro do CRCA, a nova sede da Recoopera foi "minimamente equipada" por meio de uma cotização entre cooperativas doaram prensa, mesa, balança e elevador de carga. Já a empresa Tetra Pak doou uma prensa, um elevador, uma balança e um transpalete.

A presidente Janine aproveitou para informar que Recoopera está aceitando doações de sacos 'bag', balanças, cadeiras, mesas, geladeira, computador, para equipar a nova sede, já que no incêndio a cooperativa perdeu praticamente tudo.

Ecoponto – Com a instalação do Ecoponto, a partir do ano que vem, a Prefeitura cumprirá mais uma etapa na Lei Federal 12.305/2010, que limita em 2014 o prazo para que as cidades brasileiras se enquadrem na Política Nacional de Resíduos Sólidos Urbanos.

Atualmente, as secretarias de Planejamento e Meio Ambiente e de Obras e Serviços Públicos elaboram o projeto para a construção dos compartimentos destinadas ao recolhimento dos materiais para o Ecoponto.

O Ecoponto terá espaços reservados para o recebimento do chamado "lixo eletrônico" (rádios, TVs, computadores, eletrodomésticos e outros), de pilhas e baterias, de lâmpadas fluorescentes, de óleo de cozinha e de materiais recicláveis.

Sobre a instalação do primeiro Ecoponto do município na mesma área do galpão da Recoopera, Janine disse que "só vai ajudar. Não vejo dificuldades, pelo contrário", disse. Já para o coordenador de Meio Ambiente da MWV Rigesa, "vai incentivar a população a levar os resíduos especiais até o local, pois agora terão um local específico para isso", concluiu.

Legenda foto: Prefeito entrega chave do novo Galpão a presidente da Recoopera, Janine da Silva Azevedo, ao lado das diretoras da cooperativa Ludovina Gazarini Rebecchi e Leidemar Maria dos Santos