25 JUL 2023
1º Simpósio Municipal da Educação reúne 800 profissionais em Valinhos
Evento com o tema ‘Compartilhando saberes e fazeres pedagógicos’ abre as atividades do 2º semestre do ano letivo

Em clima de volta às aulas, 800 educadores da rede municipal de Valinhos, entre professores, coordenadores, supervisores e gestores, se reuniram nesta terça-feira (25) no 1º Simpósio Municipal da Educação, promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação. O evento, com o tema ‘Compartilhando saberes e fazeres pedagógicos’, abre as atividades do segundo semestre do ano letivo, quando nesta quinta-feira (27) os 12 mil alunos retornam às salas de aula após o recesso.

O simpósio está sendo realizado na Fonte Santa Tereza e terá continuidade nesta quarta-feira (26). No primeiro dia, os educadores foram recepcionados com canções na apresentação cultural ‘Palavra Caipira’, com os músicos Agnaldo Araújo e Cris Violeira, e assistiram à palestra ‘A profissão professor’, ministrada pelo professor da USP, Rogério Carvalho.

A programação inclui ainda sessões de comunicação para troca de saberes e discussões de 6 eixos: Autonomia e diversidade étnico-racial, Educação e Meio Ambiente, Educação e Linguagens, Metodologias Inovadoras, Educação Integral e Estratégias de acompanhamento do desenvolvimento do aluno.

Na abertura estiveram presentes a prefeita Capitã Lucimara Godoy, os secretários Willian Silva Leite (Educação) e Redcliff Sierra dos Santos (Mobilidade Urbana), além de Claudineia Vendemiatti Serafim (Chefe de Gabinete), e a diretora pedagógica Elisângela Pereira Barreto.

“Sabemos da responsabilidade de cada um dos senhores educadores, que é compartilhar o saber. A nós, gestores, cabe dar toda a infraestrutura necessária, tanto para o corpo docente, como para o discente, em todas as escolas. Enquanto atuei no Corpo de Bombeiros e na Polícia Militar, me dediquei muito a docência de diversas matérias. Quando a gente ensina, na verdade a gente aprende e divide um pouco do que a gente é. Então, em primeiro lugar, fica aqui a minha admiração pelos profissionais da Educação”, disse a prefeita.

Capitã Lucimara também traçou um panorama das ações da sua gestão, com destaque à formação continuada dos professores, novos projetos pedagógicos e à transformação digital implementada em todas as áreas.

“A transformação digital, tão necessária para essa geração, é indispensável para que estejamos no mesmo mundo dos nossos alunos, crianças e novas gerações. Implementamos na rede municipal internet de alta velocidade, lousas digitais e projetores inteligentes, além de notebooks para os professores, para uma aula mais atrativa. E não só isso. A transformação digital é extremamente importante para que tenhamos eficácia e eficiência nos serviços públicos, como a implantação da muralha digital, da interligação de sistemas para a identificação de criminosos e melhoria da segurança pública tornando a nossa cidade a terceira mais segura do país”, falou.

O secretário de Educação destacou na abertura que a realização do 1º Simpósio Municipal da Educação vem ao encontro das formações continuadas oferecidas aos educadores. “É uma atividade bastante enriquecedora diante da pluralidade de temas abordados e conteúdos expostos pelos próprios professores e expositores externos. É um momento de difusão das boas práticas no ambiente escolar”, pontuou.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024