27 JUL 2023
EDUCAÇÃO
Com reformas das escolas, novo mobiliário e horário ampliado das creches, 12 mil alunos voltam às aulas em Valinhos
Além das melhorias executadas pela Prefeitura, unidades da rede municipal prepararam recepção especial no retorno

Os 12 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino de Valinhos iniciaram nesta quinta-feira (27) o segundo semestre letivo de 2023 em clima de novidades. A renovação da mobília já foi executada pela Prefeitura em quase metade das escolas, as reformas também já avançaram em quase 50% das unidades programadas e todas as crianças do Ensino Infantil agora têm o direito do horário ampliado garantido, com presença de professores e alimentação até o final do dia.

As obras de manutenção corretiva já contemplam sete das 14 unidades previstas no investimento total de R$ 2.761.402,12 - Escolas Municipais de Educação Básica (Emeb’s) Padre Leopoldo Petrus Van Liempt, Cecília Meireles, Professor Emílio Pedro Juliato, Waldomiro Mayr, Heloísa de Carvalho Crissiuma, Antonio Favrin e Tomoharu Kimbara. Nas demais, o início está previsto para esse semestre.

Da mesma forma, a renovação da mobília, já iniciada com 2.677 itens em 23 escolas, terá continuidade, envolvendo inclusive os Centros Municipais de Educação Infantil (Cemei’s). São novas cadeiras, mesas, armários e refeitórios, entre outros equipamentos que revitalizaram os espaços.

“São medidas que proporcionam ainda mais qualidade aos alunos da rede municipal de ensino de Valinhos, em consonância ao conjunto de melhorias que implantamos desde o início do nosso governo, como a modernização do ensino, a qualificação dos profissionais da educação, a transformação da merenda e a redução do déficit de vagas em creches, entre outros avanços”, enfatiza a prefeita capitã Lucimara Godoy.

Para quem é do Ensino Infantil, o horário normal de funcionamento agora é das 7h às 18h nas creches municipais e das 7h às 17h para as instituições contratadas pela Prefeitura. “Os horários foram alterados para ampliar o tempo de permanência das crianças no ambiente escolar, onde receberão atividades pedagógicas para seu pleno desenvolvimento. Há suportes pedagógico, com professores, material didático e equipe integrada; e nutricional, com alimentação específica para atendê-las”, garante o secretário da Educação, William Leite da Silva.

Além dos investimentos estruturais, os alunos foram surpreendidos com recepção humanizada. Cada escola preparou sua própria programação em clima de festa, emoção e expectativa para os próximos meses de aula. Até o cardápio da merenda, já reformulado no início do ano, teve preparação especial de volta às aulas.

Os educadores também não ficaram de fora e, nos últimos dois dias, participaram do 1º Simpósio Municipal da Educação promovido pela Prefeitura, com o tema ‘Compartilhando saberes e fazeres pedagógicos’. Também visando o segundo semestre o Departamento de Alimentação Escolar promoveu uma capacitação para as merendeiras.