03 AGO 2023
Rede pública de Valinhos tem 15 redações selecionadas para o EPTV na Escola
Município é destaque entre 49 cidades participantes do concurso

A Prefeitura de Valinhos, sob a coordenação da Secretaria de Educação, divulgou os nomes de 15 alunos de 9º anos, sendo 13 da rede municipal e 2 da estadual, com redações selecionadas para as próximas fases do 24º concurso ‘EPTV na Escola’. No dia 3 de outubro eles visitarão a emissora em Campinas.

“É motivo de orgulho para a nossa cidade ser representada pelos alunos que desenvolveram redações demonstrando não somente a habilidade nos textos, mas também visão crítica que enriquece o debate acerca do tema. Isso também é reflexo do trabalho dos professores e mostra que estamos no caminho certo, investindo em educação”, afirma a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

“Somos a natureza. Por que precisamos restabelecer nossa relação com ela?” é a reflexão proposta no concurso lançado em maio com 49 cidades envolvidas. Valinhos foi escolhida à época para a reportagem especial de apresentação do tema, com relatos de alunos e professores da rede municipal.

“Todos os anos aderimos ao projeto como mais uma importante ferramenta de aprendizado. Participaram 12 escolas municipais e cada umas inscreveu até três redações, sendo que as próprias escolas se organizaram para selecionar os trabalhos”, explica o secretário William Leite da Silva.

Para a diretora pedagógica da Secretaria, Elisângela Pereira Barreto, o concurso estimula o desenvolvimento das competências e habilidades de leitura, de pesquisa e de escrita e da produção e contextualização desses conhecimentos em variadas linguagens além da construção da responsabilidade social, por meio da relevância dos temas.

A lista de semifinalistas será divulgada no dia 18 de setembro. Já na primeira quinzena de outubro, os textos dos 10 finalistas de toda região de cobertura da emissora são selecionados por uma comissão de jurados. No dia 19 de outubro o resultado será divulgado e uma série de reportagens será produzida e exibida com base nas redações dos vencedores.

Saiba quem são os 15 alunos que tiveram suas redações selecionadas:

Marcos Vinicius Fernandes Moreira (EMEB Cecilia Meireles)
Yasmin Soares Silva (EMEB Cecilla Meireles)
Raphael Soares Alves (EMEB Professora Marli Aparecida Borelli Bazetto)
João Pedro Vieira dos Santos (EMEB Prof. Marli Aparecida Borelli Bazetto)
Kauê Matheus Barbosa Silva Santos (EMEB Prof. Marli Aparecida Borelli Bazetto)
Anna Júlia Molinari da Silva (EMEB Jorge Bienrrenbach de Castro)
Maria Eduarda Constantino Silva (EMEB Jorge Bienrrenbach de Castro)
Isaque Luiz da Silva (EMEB Jorge Bienrrenbach de Castro)
Romulo Alexandre Alves de Campos (EMEB Governador André Franco Montoro)
Ana Clara Benetti Castelani (EMEB Governador André Franco Montoro)
Yasmin Oliveira Rodrigues (EMEB Governador André Franco Montoro)