04 AGO 2023
EDUCAÇÃO
Alunos da rede municipal de Valinhos lançam livro infantil baseado em obra literária
Com direito a noite de autógrafos, alunos escritores receberam elogio da escritora Eva Furnari

Alunos e uma professora do 5º ano A da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Antônio Perseguetti, em Valinhos, produziram o livro ‘Não confunda os versos do 5º ano A com o livro da autora EVA’, baseado na obra ‘Não Confunda’, escrita por Eva Furnari (editora Moderna). A iniciativa foi elogiada pela autora, que fez questão de gravar um vídeo parabenizando-os para ser apresentado na noite de autógrafos, no último dia 1º.

‘Não confunda uma joaninha rabugenta com uma lesma gosmenta’, ‘Não confunda um ouriço preguiçoso com menino bondoso’ são alguns dos versos que compõem o livro, cujo trabalho foi conduzido pela professora da rede Nadia Camargo.

O lançamento foi prestigiado por vários convidados, entre eles familiares dos alunos e representantes da Secretaria da Educação, sendo a diretora pedagógica Elisangela Pereira Barreto e as coordenadoras pedagógicas Rosemeire Zagui e Marjory Cristina de Souza Keller, representando o secretário William Leite da Silva e a Prefeita Capitã Lucimara Godoy.

“Nos enche de orgulho ações como essa dentro das escolas da nossa rede municipal, inspiradas pela professora Nadia e executadas pelos alunos do 5º ano A, que mostram como a criatividade e o incentivo à prática da leitura e da escrita, fazem toda a diferença no desenvolvimento pedagógico dos estudantes. O livro é muito bem-feito. Parabéns a todos”, diz a prefeita.

O projeto da construção do livro constou no planejamento da professora Nádia, com ações promovidas em sala de aula que envolveram a leitura e a exploração de livros de diversos autores com o objetivo de ampliar o repertório dos alunos frente aos diversos autores de livros infantis.

“Ao estudarem sobre a autora Eva Furnari e explorarem suas diversas obras, o livro com o título ‘Não Confunda’ chamou a atenção dos alunos pela brincadeira divertida que a autora faz com as palavras. Notando o interesse dos alunos pela obra, propus que cada criança construísse o seu próprio verso como se fossem ampliar o livro da autora. E foi assim, de forma descontraída e, ao mesmo tempo significativa, que o livro foi criando forma”, conta a professora Nádia.

Ela conseguiu, por meio de doação, que fosse realizada a arte gráfica e a impressão de um exemplar do livro físico. Ao apresentar o trabalho para a Equipe Pedagógica da Secretaria da Educação de Valinhos, esta, prontamente abraçou a ideia e apoiou a iniciativa, promovendo a impressão do livro para todos os alunos que participaram de sua produção.

Além disso, com a colaboração e parceira da Editora Moderna, os alunos, professora e escola foram presenteados com livros da autora.

“Fiquei muito feliz de saber que vocês fizeram este trabalho com meu livro, escrito em 2002, quando vocês, alunos, ainda nem tinham nascido, há mais de 20 anos. Vocês devem ter percebido nesse processo que ter a ideia de um livro é uma coisa, mas fazer é outra. Dá muito mais trabalho, fazer a ilustração, publicar. Eu imagino que a festa de vocês, na apresentação dos livros e até com autógrafos que estou sabendo, vai ser um sucesso. Um beijo enorme para todos”, disse a autora Eva na gravação.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024