10 AGO 2023
MOBILIDADE URBANA
Prefeitura expande ação educativa no trânsito para mais 150 crianças neste sábado (12)
Alunos com idades entre 3 e 6 anos simularão situações reais no minicircuito

Em continuidade às ações educativas no trânsito, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, levará o minicircuito neste sábado (12) ao Parque Monsenhor Bruno Nardini (Pq. da Festa do Figo) para um evento com 150 alunos do Colégio Fundamentum, com idades entre 3 e 6 anos.

Através de uma pista infantil, onde é possível transitar de bicicleta, as crianças experimentam todas as sinalizações, como o “pare”, placas de sentido obrigatório, semáforo, faixa de pedestre, entre outros, tanto para pedestres, quanto para veículos.

“Buscamos sempre levar conscientização para a população, inclusive as crianças. Não adianta termos uma cidade bem sinalizada, se os motoristas forem imprudentes. A segurança no trânsito é uma via de mão dupla. Ao poder público está a responsabilidade de oferecer os meios para isso e, aos munícipes, o dever de respeitar todas as regras”, afirmou o secretário de Mobilidade, Redcliff Sierra Santos.

Escolas e empresas que tiverem interesse em solicitar as ações educativas da pasta podem entrar em contato por meio do telefone (19) 3859-8824, pelo e-mail educacaotransito@valinhos.sp.gov.br, ou pela Central de Atendimento da plataforma 1Doc, através do link https://valinhos.1doc.com.br/atendimento.

Conscientização

A Prefeitura já promoveu neste ano diversas ações educativas, entre elas a campanha do Maio Amarelo, que levou minicircuitos à áreas públicas e particulares, Escape Room e óculos simulador do Departamento de Estradas de Rodagem, cidade inflável de trânsito, panfletagem nas ruas, palestras em escolas e empresas privadas, ação voltada ao respeito às vagas especiais e credenciamento de estacionamento para idosos, pessoas com deficiência e fibromialgia.

Outro projeto de conscientização foi realizado em diversas escolas no primeiro semestre. Agentes de trânsito orientaram os motoristas sobre a importância da faixa de pedestres, vagas especiais e também da redução da velocidade próximo as unidades de ensino.

Além disso, a Prefeitura levou o teatro de fantoches do Projeto Bem-te-Vi, desenvolvido em parceria entre a Polícia Militar (PM) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SP), para mais de mil alunos de várias escolas municipais. Os estudantes aprenderam os princípios básicos de segurança no trânsito, como as formas corretas de atravessar a rua, de andar de bicicleta nas vias, de usar o capacete, o cinto de segurança, a “cadeirinha” e o assento de elevação, além das precauções necessárias ao utilizar o celular enquanto caminha pelas ruas.

Local: Valinhos