10 AGO 2023
“Amor que Alimenta” levará leite materno para as creches de Valinhos
Prefeita acompanhou a ação piloto do projeto da Secretaria da Educação que será lançado no próximo dia 23

Único e inigualável, o leito materno é o alimento ideal para a criança, uma vez que é totalmente adaptado às suas necessidades nos primeiros anos de vida. Mãe de dois filhos e com olhar sensível a essa condição e ao direito das mamães e bebês, a prefeita Capitã Lucimara Godoy acompanhou nesta quinta-feira (10) a ação piloto do projeto “Amor que Alimenta”, no Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Antônio Montero Filho, no Jardim São Marcos. O projeto será lançado no próximo dia 23 com o objetivo de marcar o mês “Agosto Dourado”.

A iniciativa da Secretaria da Educação visa incentivar e garantir que o leite materno chegue aos 10 (Cemei’s) de Valinhos, que poderá ser de duas formas. A primeira permitirá que a mãe amamente seu filho na própria unidade escolar, em uma sala com poltrona e todo conforto necessário. Já a segunda será por meio do envio de leite congelado para ser armazenado no lactário já existente nas creches para ser ofertado aos bebês.

A operadora de caixa e moradora do bairro Santa Gertrudes, Kerolly Yasmin de Sá Dias, mãe de Dulce, 9 meses, e a professora do CEMEI do Jardim São Marcos Letícia Gonçalves Soares, mãe de Elisa, 38 dias, foram as primeiras a amamentar seus bebês na sala de amamentação. O espaço foi carinhosamente preparado pela direção do CEMEI do Jardim São Marcos, é bem arejado e conta com uma poltrona confortável e puff.
“A Dulce está há cerca de quatro meses aqui na creche e será maravilhoso poder de vir amamentar minha filha ou enviar o meu leite quando não for possível estar presente. Minha filha vai mamar até quando ela quiser, afinal o leite materno é um ótimo alimento e também importante para prevenir tantas doenças. Ter esse cantinho aconchegante para amamentar a Dulce é uma novidade que a prefeita está nos proporcionando e que vai ser muito bom para todas a mamães. Eu amei o projeto”, disse Kerolly.

“Vai ser muito importante não romper esse vínculo materno com Elisa quando eu voltar a trabalhar. Ter a chance de amamentar minha filha aqui na creche que eu trabalho e com todo esse conforto realmente será uma grande conquista como mãe e como mulher”, destacou Letícia.

Lançamento

A partir do próximo dia 23 o “Amor que Alimenta” terá início oficialmente em todas as 10 creches municipais de Valinhos. O lançamento do projeto será no próximo dia 23, às 9 horas, no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) Valinhos, localizado na Rua Artur Fernandes Querido, 55, no bairro Santo Antônio.

A Secretaria da Educação, por meio do Departamento de Alimentação Escolar, elaborou também uma cartilha de orientações para a ação inédita da oferta do leito materno nos Cemei’s. O conteúdo destaca desde as vantagens do aleitamento materno, passando por como as unidades educacionais poderão na prática garantir esse direito às mães e bebês/crianças e sobre o espaço adequado para amamentação, até as orientações para o recebimento e armazenamento do leite materno nas creches.
Local: Valinhos