14 AGO 2023
EDUCAÇÃO
Prefeitura promove formações para gestores escolares com foco em índices de avaliação
Formações continuadas fazem parte da dinâmica pedagógica da Secretaria de Educação como uma das prioridades

A Prefeitura de Valinhos, sob a coordenação da Secretaria de Educação, realizará mais três formações para servidores em agosto. Nesta segunda-feira (14), os coordenadores pedagógicos participaram de um itinerário formativo voltado às Ferramentas de Gestão, Avaliação, Reforço e Recuperação Contínua.

Na sexta-feira (18) as temáticas serão multiplicadas nas unidades escolares para todos os docentes da rede. Neste mesmo dia, haverá uma formação específica para diretores e vice-diretores sobre Gestão de Resultados e Plano de Ação, que incluirá os preparativos para as comemorações do Dia 7 de Setembro, e uma outra voltada às ADI’s, que são os profissionais auxiliares de desenvolvimento infantil.

“Nessa capacitação para as ADI’s será aplicado um trabalho de acolhimento e reflexões sobre a função, aleitamento materno e apresentação de um projeto com estratégias voltado ao universo lúdico e também direcionado aos diretores e vice-diretores escolares com a continuidade da pauta de Gestão de Resultados Educacionais”, destaca ao secretário de Educação, William Leite da Silva.

Mecanismos de financiamento

Já no dia 24, diretores e coordenadores pedagógicos de todas as unidades participarão da formação ‘Novos mecanismos de Financiamento da Educação’, relacionados ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), como a Lei nº 14.113/2020, que regulamentou o novo Fundeb e estabelece cinco condicionalidades para que os entes federados concorram a recebam os recursos da complementação do Valor Aluno Ano por Resultados (VAAR).

Também ficarão por dentro do chamado ‘ICMS Educacional’, que visa criar critérios objetivos na repartição dos recursos, além de incentivar os governos municipais a melhorarem os índices educacionais.

Segundo a diretora pedagógica da Secretaria de Educação, Elisângela Pereira Barreto, nesse ano letivo o município será avaliado em resultados educacionais por meio de relevantes índices, como o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), que por sua vez gera o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp), e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), gerando por fim o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica federal (Ideb).
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos