07 SET 2023
GABINETE DA PREFEITA
Com retorno emocionante, Desfile de 7 de Setembro reúne 15 mil pessoas em Valinhos
Depois de seis anos, evento cívico voltou a ser realizado pela Prefeitura

Emoção para quem se apresentou e para quem assistiu. Esse foi o clima da volta do Desfile de 7 de Setembro em Valinhos, que reuniu 15 mil pessoas na Avenida dos Esportes. A prefeita Capitã Lucimara Godoy destacou a importância do ato cívico.

“Foram seis anos sem esse desfile que marca o civismo e o amor pela nossa pátria. É uma alegria para nós podermos comemorar esse dia tão importante com os valinhenses, com a nossa família. Temos quase 5 mil pessoas empenhadas em fazer esse evento ser maravilhoso”. Ao lado da capitã, os vereadores Thiago Samasso, César Rocha, André Amaral, Gabriel Bueno, Alexandre Japa, Alécio Cau, Edinho Garcia, Tunico e Marcelo Yoshida permaneceram no palanque, onde também estavam os secretários municipais. Já a vereadora Simone Bellini desfilou com a Guarda Civil Municipal (GCM).

A execução dos hinos Nacional, da Independência e de Valinhos pela Orquestra Jazz Sinfônica já dava pistas da grandiosidade do desfile, que começou com apresentação da Apae, seguida dos grupos de escoteiros Azimute 373 e Valinhos 252. Em seguida foi a vez do Centro de Convivência dos Idosos, que trouxe sua fanfarra recriada, além da rainha e princesa da 3ª Idade, Maria de Fátima Silva e Maria de Fátima Tonon.

“Foi a minha primeira vez desfilando como rainha e fiquei muito feliz”, disse. A princesa se emocionou. “Foi um sonho realizado, porque eu faço parte do grupo da 3ª Idade há 22 anos, sempre vi os desfiles e tinha muita vontade”, conta.

O público prestigiou na sequência o Corpo de Baile e o grupo de Capoeira da Secretaria da Cultura. O Clube de Desbravadores e Aventureiros, ligados à Igreja Adventista, também arrancou aplausos na avenida, onde sete escolas municipais se apresentaram.

A volta e a estrutura do evento foram elogiadas pela população. “É primordial trazer a história do nosso país novamente para a cidade e a prefeita conseguiu isso. É de dar orgulho ao morador de Valinhos tudo que ela está trazendo para nós. O desfile foi muito bem organizado, a segurança bem posta e o local adequado”, afirmou a moradora do Jardim do Lago, Jacqueline Diniz.

O casal Karen e Valteir Venutti, morador do bairro Alto da Colina, prestigiou a primeira apresentação da filha de 8 anos no grupo de escoteiros Valinhos 252. “Foi muito emocionante ver ela crescendo, se desenvolvendo e participando de um grupo tão importante da cidade”, disse a mãe. Maria Fernanda afirmou que não vai parar por aqui. “Achei muito legal, vou desfilar mais vezes”.

Houve ainda a participação dos alunos das escolinhas da Secretaria de Esportes e Lazer. O público também conferiu de perto 15 Fuscas, antes das Forças Armadas. A entrada do Exército com um tanque foi acompanhada pela fanfarra do Sesi. Depois foi a vez da Polícia Militar (PM) e da GCM de Valinhos que, com oito viaturas e o pelotão com 60 integrantes, encerrou o desfile. Teve ainda viatura e caminhão do Corpo de Bombeiros.

As famílias valinhenses também usufruíram da estrutura de lazer montada pela Prefeitura no CACC, com brinquedos infláveis, canil dócil da GCM e food trucks.

Homenagem

Os alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Penho Conte homenagearam o colega Miguel Henrique de Souza Araújo, de 5 anos, que faleceu precocemente na terça-feira (5). Emocionados, os estudantes soltaram balões no ar.

Miguel desfilaria pela primeira vez no evento desta quinta-feira. A Prefeitura de Valinhos se solidariza com a família e amigos.

Maria de Fátima Silva (rainha) e Maria de Fátima Tonon (princesa) da 3ª Idade

Karen, Valteir e Maria Fernanda Venutti