15 SET 2023
Capitã Lucimara inaugura terceira creche e cria 400 vagas em apenas um ano
Cemei Psicóloga Emely Tófolo Machado foi inaugurada no bairro Capuava após reforma e ampliação

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Educação, inaugurou nesta sexta-feira (15) o novo Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) Psicóloga Emely Tófolo Machado, no bairro Capuava. Mais de R$ 1,1 milhão foi investido no prédio, com capacidade para receber 100 crianças.

É a terceira creche entregue na gestão da prefeita Capitã Lucimara Godoy. Em maio e junho de 2022, foram inaugurados os Cemei’s nos bairros São Luís e Nova Palmares. Agora, as três novas unidades têm capacidade para atender aproximadamente 400 alunos.

"Tiveram a coragem, no passado, de transformar esse prédio num depósito. Mas agora, a Cemei honra a memória da Emely Tófolo Machado, que nos deixou um legado muito importante. Até hoje, quando nos lembramos de todos os seus feitos, nos emocionamos. Nós já colocamos para funcionar vários equipamentos públicos que estavam inaugurados só no papel: duas creches, o Centro de Forças, o Centro de Artes Marciais e o Laboratório Municipal. Mas hoje, ao inaugurar essa Cemei, não estamos apenas entregando, estamos devolvendo para a família valinhense esse local tão importante. Quero deixar a minha gratidão a Ana Maria Tófolo por ceder a memória da sua filha a esse espaço", disse a prefeita.

A reforma e ampliação do prédio para a implantação do Cemei Psicóloga Emely Tófolo Machado fazem parte de uma série de investimentos na área da Educação, iniciados em 2022, com o retorno às aulas presenciais após o período mais crítico da pandemia.

As obras no imóvel, que antes abrigava uma escola, tiveram início em julho do ano passado e contemplaram a adequação das salas para atendimento de alunos de maternal 1 e 2, construção de sanitários, adequação para acessibilidade e novo layout para secretaria, diretoria e sala de professores, com a inclusão do antigo centro comunitário a espaço. A cozinha e a área de despensa da unidade também foram ampliadas.

A inauguração contou com a presença dos vereadores Thiago Samasso e Tunico; da chefe de gabinete, Claudineia Vendemiatti Serafim; do secretário de Educação, William Leite da Silva; e de familiares de Emely Tófolo Machado.

Local: Valinhos