03 OUT 2023
EDUCAÇÃO
Secretaria de Educação de Valinhos participa do XI Fórum Internacional de Educação
Evento teve início hoje, em Holambra, e reúne profissionais e educadores das 20 cidades da RMC

A Secretaria de Educação de Valinhos participa, nestes dias 3, 4 e 5, do XI Fórum Internacional de Educação da Região Metropolitana de Campinas. Diretores, coordenadores e demais profissionais da educação estão presentes no evento para refletir e debater a educação regional.

O evento é realizado em Holambra e recebe 6 mil pessoas, entre profissionais e educadores. Com o tema "Qualidade, Equidade e Inclusão", o fórum busca compartilhar as experiências educacionais da RMC, sendo um espaço de reflexões sobre a educação.

O secretário de Educação de Valinhos, William Leite da Silva, destaca a importância do fórum para a educação municipal. "Pensar a educação no contexto regional nos permite compartilhar experiências e oportunidades. Assim, buscamos meios de aumentar a qualidade do ensino em nosso município", diz.

Neste primeiro dia, o fórum contou com a palestra inaugural "A garantia do direito a aprendizagem: a experiência de Sobral", do secretário de Educação de Sobral (CE), Herbert Lima.

"Um dos ensinamentos que tivemos é de que a educação se faz de forma simples. Vimos que é necessário definir objetivos simples e diretos. Assim se faz educação de qualidade", disse Herbert, ao compartilhar sua experiência frente à educação de Sobral (CE), cidade com o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB - do país.

A tarde, a palestrante Maria Teresa Eglé debateu o tema: "Uma escola para todos: os desafios da diferença na educação". Os educadores ainda participam da palestra "A educação infantil no Brasil: trajetórias e desafios atuais", de Maria Aparecida Guedes.
Fonte: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos