11 SET 2013
Material asfáltico doado por Rota das Bandeiras pavimenta mais duas ruas de terra em Valinhos

Nesta semana a Prefeitura de Valinhos deu continuidade à aplicação de material asfáltico doado pela concessionária Rota das Bandeiras em mais duas vias de terra batida: Rua Kamekichi Ohnuma (550 metros), Chácara das Nações, em frente à Santa Casa de Misericórdia; e Estrada de Servidão de acesso à Avenida Campos Salles (110 metros), Jardim América II.

As obras empregam material resultante do processo de fresagem (corte ou desgaste das camadas asfáltica de rodovias) e são consideradas parte integrante de um programa emergencial, com a finalidade de beneficiar moradores que há décadas sofrem com os problemas trazidos pelo barro e pela poeira.

A partir de gestões do prefeito Clayton Machado junto à concessionária responsável pela administração do Corredor Dom Pedro I, a cidade foi contemplada com 3 mil metros cúbicos de material asfáltico, sem quaisquer ônus para a Prefeitura.

A aplicação emergencial do material asfáltico começou por duas estradas de terra batida do município. A primeira via a receber a melhoria foi a Alameda Itatuba, no Joapiranga, num trecho de 900 metros de extensão, que integra rota do transporte coletivo. A outra via que recebeu o resíduo de asfalto nesta semana foi a Rua João Batista Von Zuben, via lateral à Santa Casa de Misericórdia, numa extensão de 230 metros. A melhoria será estendida a seis vias públicas.

Aplicação - Segundo o chefe do Departamento de Projetos e Obras, Alcides Fingolo, da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, para a aplicação do material asfáltico primeiramente é feita a regularização do solo com a máquina motoniveladora. Depois, é espalhado o resíduo e compactado com o rolo compressor. Por cima, é aplicada uma emulsão asfáltica e pó de pedra, e realizada nova compactação.

A operação utiliza uma equipe com 12 servidores municipais, além de quatro caminhões para transportar o material, um rolo compressor, uma máquina motoniveladora e um caminha pipa.