Cerca de 90 alunos da EMEF Jorge Bierrenbach de Castro visitaram o Departamento de Águas e Esgotos de Valinhos (DAEV) entre a quarta-feira, dia 4, e a quinta-feira, dia 5. Os estudantes, acompanhados do professor James Pernambuco Filho e da coordenadora Wanda Ribeiro, conheceram a Estação de Tratamento de Água (ETA) II, no bairro Pinheiros, e a Estação de Tratamento de Esgotos (ETE), no Capuava.
Na ETA II, os alunos aprenderam os vários processos que a água bruta, captada no Rio Atibaia, é submetida para se tornar potável. A técnica em Saneamento Isabela Trombetta explicou didaticamente cada etapa do tratamento, a forma como o DAEV controla remotamente e por amostragens feitas regularmente para garantir a qualidade exigida no abastecimento.
Várias crianças demonstraram interesse em aprender, inclusive muitas delas já haviam pesquisado no site da autarquia todo o caminho que a água percorre desde a captação até o abastecimento na casa das pessoas.
Depois de conhecer o tratamento da água, os estudantes visitaram a ETE Capuava, onde conferiram de perto as orientações do técnico em Química Joaquim Marcolino sobre o processo a que os dejetos são submetidos em várias etapas até a devolução da água para o ribeirão Pinheiros.
Assim como na ETA II, os alunos fizeram diversas perguntas ao técnico Joaquim Marcolino sobre o processo de tratamento de esgoto, demonstrando o interesse pelo trabalho realizado no DAEV em benefício da nossa cidade, da população e do meio ambiente.
Ao retornarem para a escola, a missão dos estudantes é preparar um trabalho sobre o que aprenderam nas visitas à ETA II e à ETE.
O DAEV está de portas abertas para escolas que queiram enriquecer o conteúdo de seus currículos com visitas às instalações e ensinar a seus alunos sobre a importância da preservação dos recursos naturais e a destinação correta de dejetos, como o esgoto.