13 NOV 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Feirão de Empregos de Valinhos supera expectativas com atendimento de mais de 460 candidatos
Foto Noticia Principal Grande
Maria Aparecida de Souza, 52 anos, saiu do Feirão de Empregos com a carta de encaminhamento para entrevista.

Com ambiente amplo e climatizado na Central do iCidadão, candidatos foram recebidos e selecionados para 636 vagas

O terceiro Feirão de Empregos promovido pela Prefeitura de Valinhos no último sábado (11) na Central iCidadão, no Paço Municipal, recebeu 465 candidatos em busca de 636 vagas para todos os tipos de escolaridade. Com 120 empresas, foram ofertadas oportunidades em serviços, comércio e indústria, com salários entre R$ 1.600,00 a R$ 6.246,60.

Do total de atendimentos, 341 entrevistados foram encaminhados ao mercado de trabalho, sendo que 147 já aprovados na primeira etapa de seleção. O objetivo do Feirão promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação e do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), é o fomento da geração de empregos e renda, ofertando oportunidades aos munícipes que buscam recolocação no mercado de trabalho com carteira assinada.

Somente nas primeiras horas mais de 200 candidatos passaram pelo local. Cinco das empresas, a maior parte de rede de supermercados, ficaram de plantão e os candidatos foram direcionados para entrevistas durante o evento. O secretário de Desenvolvimento Econômico, José Eduardo Camargo, destacou que, além do Feirão, o trabalho para o preenchimento de vagas que constam no banco de dados do PAT continuará.

“Esse evento foi novamente importante para unir a gestão pública da prefeita Capitã Lucimara às necessidades dos munícipes que precisam de emprego. Há muitas vagas disponíveis no sistema do PAT e a equipe do Posto se manterá no trabalho para encaminhar os munícipes que ainda estão em busca de uma oportunidade de trabalho formal. Nossa equipe atua diretamente junto às empresas no processo de triagem e seleção de candidatos”.
O telefone de contato/WhatsApp do PAT para informações é o (19) 3849-7187.

EXPECTATIVAS

Empresários elogiaram a estrutura e estavam ansiosos pelo preenchimento das vagas. O casal Daniela e Miguel Moretti, proprietários da Stamp Estamparia e Ferramentaria, no Macuco há 17 anos, conta que a parceria com o PAT é essencial. “Fazemos questão de empregar mão de obra local para nossa indústria. Hoje 100% dos funcionários são de Valinhos e o PAT é um importante canal, assim como esse Feirão que participamos pela primeira vez, onde há um processo já pré-seletivo para o encaminhamento”, disse Daniela.

A rede de supermercados BOA, com mais de 50 anos no varejo em 18 unidades e com forte plano expansão na região, está em processo de instalação de uma nova loja em Valinhos e participou do Feirão com 120 vagas. “Somos parceiros do PAT para a captação de mão de obra e fomos convidados para participar desse Feirão com maior chance de divulgar nossa vagas. A organização do evento está de parabéns. Estamos ansiosos para conhecer os candidatos. Buscamos trabalhadores comprometidos, inovadores e com vontade de crescerem em nossa rede, pois o projeto é grande”, falou o gerente geral da unidade de Valinhos, Lucas Garcia.

RECOLOCAÇÃO

Parte dos candidatos desempregados foi em busca de uma vaga com carteira assinada. Já vários candidatos estavam atrás de uma nova recolocação no mercado de trabalho, visando melhores condições de trabalho e salários.

Taísa Lima de Souza, de 33 anos, foi a primeira da fila a entrar no Feirão. “Cheguei bem cedinho aqui, com esperança de conseguir um emprego fixo. Vivo de pequenos bicos e quero muito ter carteira assinada e todos os benefícios”, explicou.

“Faz mais de um ano que estou sem emprego formal. Tentei nesse período ter minha própria marmitaria, mas acabou não dando certo. É a primeira vez que participo de um Feirão de Empregos. Vou ver ainda quais são as vagas e esperar que eu me encaixe em algumas delas. Pra gente que é pai de família é complicado ficar sem carteira assinada”, disse Marcos Rogério Neto, de 50 anos.

Quem também ficou feliz com a oportunidade foi Maria Aparecida de Souza, de 52 anos. “Já saio daqui com a carta de encaminhamento para agendar uma entrevista para uma vaga de auxiliar de limpeza em uma indústria. Estou ansiosa, pois estou buscando novas oportunidades”, destacou.

Fonte: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos