17 NOV 2023
EDUCAÇÃO
Alunos da EMEB Luiz Antoniazzi recebem certificados em participação inédita na Mostra Brasileira de Foguetes
Foto Noticia Principal Grande
Alunos da EMEB Luiz Antoniazzi certificados pela Prefeita Capitã Lucimara pela participação na MOBFOG 2023.

As equipes ganharam medalhas de ouro, prata e menção honrosa e se destacaram entre as melhores do país

Foi deslumbrando o céu e desafiando a ciência que 9 alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Luiz Antoniazzi conseguiram um feito inédito representando Valinhos no cenário nacional. A equipe que foi destaque na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), integrante da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA), e garantiu medalha de ouro com a 10ª posição ao atingir a incrível distância de 274 metros com o foguete na segunda fase da mostra, teve nesta sexta-feira (17) mais um reconhecimento especial. Os estudantes receberem certificados das mãos da prefeita Capitã Lucimara que elogiou a garra e espírito de todos da equipe.

“Todos aqui estão de parabéns, a direção da escola, o professor Maurício e seus alunos, pelo empenho e dedicação de muitos dias de ensaios e lançamentos, assim como os pais. Muito mais que uma competição e de uma viagem que vai ficar marcada para sempre nas suas vidas ao Rio de Janeiro, tudo isso demonstra a importância de um grande trabalho em equipe, do caráter desses adolescentes, em aceitar esse grande desafio, como é tudo na nossa vida”, disse a prefeita acompanhada na homenagem da chefe de Gabinete, Claudineia Vendemiatti Serafim, do secretário de Educação, William Leite da Silva, do atual diretor da EMEB, Marcelo Eugênio Melício, do professor de Ciências, Maurício de Mattos Salgado, e dos pais dos alunos homenageados.

A segunda etapa da Mostra foi na cidade de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, e reuniu escolas de todo o Brasil. Mas essa é a primeira vez que uma escola municipal de Valinhos chega na 2ª fase da competição. Os 9 alunos da EMEB Luiz Antoniazzi, a maioria do 7º ano, foram divididos em três equipes, sendo que uma delas se classificou em 10º lugar na competição e obteve medalha de ouro com o lançamento a uma distância de 274 metros com seu foguete, dentre 120 lançamentos no geral. Também atingindo resultados satisfatórios na competição, os outros dois grupos trouxeram medalhas de prata (vice-campeão) e bronze (menção honrosa).

O professor Maurício, orientador das equipes, conta que os alunos foram preparados desde o começo do ano para participarem da Mostra, confeccionando foguetes à base de garrafas pet e impulsionamento por bomba de ar manual. Em maio, na primeira fase da competição, que foi municipal e realizada em áreas públicas de Valinhos, houve a classificação das equipes que conseguiram lançar foguetes a distâncias acima de 90 metros e representaram a cidade na fase seguinte.

A aluna Lara Cortegoso contou como foi participar da competição. “Foi bem legal, uma experiência que nunca vou esquecer. Nunca na vida tinha pensado em fazer um foguete e acabei aprendendo ainda mais sobre Ciências e trabalhar em grupo”.

Os amigos de equipe Noah Maeno Silva Proença e Vitor Emanuel Souza Nunes, ganhadores da medalha de ouro, também ofereceram a conquista ao amigo Guilherme Oliveira que não pode ir à viagem. “Ficamos felizes por ele ter contribuído para essa conquista. Fizemos tudo certinho, desde a criação do foguete, a base de lançamento, colocamos em prática tudo o que aprendemos e treinamos. Aprendemos também que é preciso muita calma, paciência e trabalho em equipe para alcançar um bom resultado”, disse Noah.

“Nossos alunos conseguiram resultados muito impressionantes, ainda mais levando em conta que era a 1ª vez de uma escola municipal na 2ª fase da MOBFOG. Tenho que deixar aqui meus agradecimentos pelo total respaldo e comprometimento da gestão municipal e da direção escolar para que pudéssemos decolar tão longe. Estamos tão empolgados que já fazemos planos para a próxima edição da Mostra e incentivar ainda mais alunos a integrarem nossa equipe”, disse o professor Maurício.

Conheça abaixo os alunos campeões homenageados:

NOAH MAENO SILVA PROENÇA, 7º ano
VITOR EMANUEL SOUZA NUNES, 7º ano