“Protagonismo e Equidade na Escola” leva para o currículo oficial a cultura afrodescendente e dos povos indígenas
Na rede municipal de ensino de Valinhos a cultura afro-brasileira tem se fortalecido. O projeto “Protagonismo e Equidade na Escola”, lançado em 2022 e que visa a construção de uma educação antirracista, inclusiva e igualitária, é aplicado durante todo o ano letivo e não apenas durante o mês da Consciência Negra, em 9 escolas, beneficiando 1.500 alunos.
Coordenandas pela professora Gleice Maria Severo da Silva, as ações concentraram-se na seleção de mediadores para atuarem nas escolas, após a realização de um diagnóstico inicial de conflitos. O podcast ‘Protagonize!’ também traz a temática e pode ser conferido pelo link:
https://www.youtube.com/@educacaovalinhos9893.
Na EMEB Tomoharu Kimbara, no Macuco, a professora de ciências, Síntique Ladeia Viana, é a responsável pelo projeto. “Estamos focando no tema do combate ao racismo, pois é algo que observamos muito presente do cotidiano dos alunos. Desenvolvemos o projeto trazendo mídias diversas com alguma provocação sobre o tema”, conta. Na unidade, outros assuntos já foram abordados por meio do projeto, como a valorização da cultura indígena, gênero e inclusão. “O projeto se tornou um espaço significativo para os alunos pensarem questões da sociedade, se manifestando ativamente como cidadãos”, diz a moderadora.
Davi Ricardo Soares é professor de Educação Física e moderador do projeto na EMEB Dona Carolina Sigrist, no Capivari. “O que norteia o projeto é o protagonismo do aluno e a equidade no ensino. Para isso, são consideradas questões étnico-racial, bulling, racismo, além dos aspectos socioemocionais. A Secretaria de Educação de Valinhos, ao abrir esse espaço, mostra o quanto reconhece esse direito, viabilizando importantes momentos e despertando nos alunos um espírito real de protagonismo”, diz.