05 DEZ 2023
Escolas municipais do São Bento do Recreio recebem “Cantinho da Leitura”

Iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e Ministério da Cultura levou às EMEB’s Horácio de Salles e Pedro Luiz contação de histórias e doação de acervo com livros infantis

As Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB’s) Horácio de Salles Cunha e Pedro Luiz Rodrigues de Souza, no bairro São Bento do Recreio, em Valinhos, realizaram na manhã da última sexta (1º) o projeto “Cantinho da Leitura”. A iniciativa é do Ministério da Cultura, tem apoio da Comgás e da Secretaria Municipal de Educação.

O projeto – realizado nas unidades escolares do bairro São Bento – teve o objetivo de incentivar a prática da leitura e de atividades lúdicas, com contação de histórias e doação de acervo com mais de 80 livros.

O projeto itinerante prevê a produção e doação de estrutura de armário móvel, contendo acervo de livros infantis. A estrutura contém 80 exemplares de livros de literatura infantil, sendo dez deles em braile e que agora ficarão à disposição dos alunos do infantil I e II e 1º ano da EMEB Pedro Luiz Rodrigues de Souza.

Com a entrega da estrutura para a escola, foi realizada uma contação de histórias, que uniu também a EMEB Horácio de Salles Cunha, introduzindo e incentivando os alunos à leitura.

No evento, dois atores, de forma divertida, contaram histórias clássicas como Chapeuzinho Vermelho, Três Porquinhos, O Patinho Feio, entre outras. Porém, essas histórias foram contadas com os personagens trocados e histórias invertidas, fazendo com que as crianças percebessem a diferença, incentivando a imaginação e a lógica dos alunos.

“Acreditamos que o acesso facilitado aos livros, por meio de projetos como este, é fundamental para estimular a imaginação e promover conhecimento aos nossos alunos”, destacou o Secretário da Educação, William Leite da Silva, que esteve presente no evento.

Para o secretário, o “Cantinho da Leitura” possibilita que as escolas e instituições públicas infantis possam trabalhar a arte na educação de base, incentivar à leitura de literatura infantil de autores nacionais e internacionais para o público infantil, além de trabalhar a imaginação, criatividade e trabalho em equipe entre as crianças.

Fonte: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos