11 DEZ 2023
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Prefeitura oferece análise de água gratuita aos agricultores

Coleta de água é feita diretamente em poços nas propriedade rurais por equipe técnica

Com o objetivo de levar mais serviços aos produtores rurais de Valinhos, a Prefeitura, por meio da coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Turismo e Inovação, promove a coleta de água dos poços artesianos e dos poços “caipiras”, que são considerados mais rústicos, nas propriedade rurais do município.

A realização das coletas vai ao encontro das políticas públicas voltadas ao bem-estar coletivo na área rural e na prevenção de doenças vinculadas à possíveis contaminações hídricas. Ao todo, 30 coletas já foram analisadas e os resultados serão liberados em breve aos agricultores pela equipe do Departamento de Agricultura.

“Essa é mais uma ação dentro do Programa Valinhos Agro instituído pela administração da prefeita Capitã Lucimara e voltado ao crescimento da agricultura familiar. A exemplo das coletas de solo que temos realizado desde o final de 2022 e que já totalizam 170 análises, a análise microbiológica da água, especialmente destinada ao consumo humano, é de fundamental importância. Por ela pode-se ter certeza de que a água consumida ou utilizada para a irrigação ou criação de animais está isenta de micro-organismos que podem ser prejudiciais à saúde”, destaca o secretário José Eduardo Camargo.

Na prática, para fazer as coletas em campo, um técnico da equipe do Departamento de Agricultura e um responsável do laboratório de análises terceirizado, contratada pelos serviços, visitam as propriedades que estão cadastradas junto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

“Estarão disponíveis inicialmente, no projeto-piloto, 100 análises no total e os agricultores já cadastrados junto ao Departamento podem nos solicitar a visita para a marcação do dia da coleta. A equipe vai até a propriedade, coleta a água dentro dos padrões técnicos para que os resultados sejam fidedignos e assim que os resultados das análises ficam prontas entramos em contato com os agricultores para dar todas as orientações necessárias para o tratamento e correção da água”, explica o diretor do Departamento de Agricultura, Aluísio José Mamprim Brunello.

PROJETOS

Assim como as análises de água, a Prefeitura mantém o serviço de coleta de solo nas propriedades rurais cadastradas e também produção de matéria orgânica para adubação. “Além de várias ações em andamento de assistência aos produtores, o Departamento de Agricultura projetou três frentes de atuação para disponibilizá-las aos agricultores. São elas: análises de solo, análise de água e produção de matéria orgânica originada de restos vegetais. Esta última será implementada em 2024 quando o projeto será ampliado dentro do Programa Valinhos Agro. Estas três ações buscam aumentar a produtividade da agricultura do município gerando mais renda às famílias que vivem do campo”, conta o Coordenador Técnico para Agropecuária e Agricultura, Fábio Calixto Marquez.

Para esclarecimentos sobre o processo de análises de água e solo os agricultores podem se informar junto ao Departamento de Agricultura, localizado na Rua Dr. Cândido Ferreira, nº 45, no Centro. O telefone para o contato é o (19) 3829-5200.

Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos