16 JAN 2024
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Passeio de Agroturismo é roteiro especial dos visitantes da 73ª Festa do Figo e 28ª Expogoiaba de Valinhos
Foto Noticia Principal Grande
Casais de amigos, de Porto Alegre (RS) e Campinas (SP), respectivamente, durante passeio na propriedade do "Tio Mário" (Crédito Elaine Reino Mori).
O passeio custa R$ 30 e tem cerca de 3h de duração. Quem preferir pode fazer agendamento

Se você é turista e virá visitar a 73ª Festa do Figo e 28ª Expogoiaba de Valinhos, ou é morador da cidade e também não conhece o encanto das áreas rurais do município, então não pode deixar de fazer o tradicional roteiro do Agroturismo oferecido durante o evento, aos fins de semana.

Nos dias 13 e 14, o roteiro contou com a participação de 350 turistas de vários estados e da região. A expectativa para os dois próximos fins de semana também é de crescimento da procura pelo passeio.

Além de belas paisagens com diversas plantações de frutas, as regiões Macuco e Reforma Agrária se consolidaram como atrativos turísticos, com propriedades rurais e seus agricultores que estão de abraços abertos para receber os turistas.

O passeio custa R$ 30 e tem cerca de 3h de duração. Quem tiver interesse, pode se informar no Balcão de Informações, que tem acesso a partir do portão principal. Se preferir, pode fazer agendamento pelo telefone (19) 9-8153-7537, com representantes da Associação de Turismo Amigos do Vali, responsável pela organização do roteiro que é promovido com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação.

ENCANTADOS

O casal Mara Weber e Luiz Seto, de Porto Alegre (RS), veio a Valinhos pela primeira vez visitar a festa. Assim que chegou ao evento, a dupla já se interessou em fazer o Agroturismo. “Tudo muito bonito e bem organizado. Ficamos felizes de conhecer as plantações dentro da produção da agroecologia e visitar todos os pontos. Vamos recomendar para nossos conhecidos e voltar mais vezes”, disseram.

Outro casal, Sandra Dias e Valdecir Souza, de Campinas, fez pela primeira vez o Agroturismo e se encantou. “Já viemos várias vezes à festa, mas não conhecíamos esse passeio. Foi muito bom conhecer os costumes, a vida dos agricultores, assim como as plantações e as frutas fresquinhas. Vamos recomendar aos nossos amigos”, falou Sandra.

Daniel Jorge de Souzas, de Caieiras (SP), trouxe um grupo de 14 pessoas para o evento e também aproveitou o sábado (13) pela manhã para fazer o passeio do Agroturismo. “Estamos gostando de tudo. A cidade é bem acolhedora. Esse passeio e a festa são sensacionais. Ver as plantações de perto e as frutas é muito bom”, disse.

VALORIZAÇÃO DA CIDADE

“O Agroturismo é um seguimento do turismo com o objetivo de mostrar para os visitantes a vida do homem no campo, na área rural de Valinhos, demostrando através de passeios como é o dia a dia do agricultor, no plantio da fruticultura como o figo, a uva, a goiaba, as carambolas, entre outras. É imperdível, então não deixe de reservar um tempinho durante sua passagem pela Festa do Figo e Expogoiaba”, convidou a turismóloga e responsável pela organização do roteiro pela Associação, Mônica Santos.

Na primeira parada os turistas descem na casinha de madeira onde funciona o Ponto de Apoio aos Agricultores e Turistas. Lá eles já dão de cara com frutas fresquinhas, entre elas goiaba, disponíveis para degustação e compra, oferecidas pelo casal Rosa e Sérgio Yamamoto. Também podem adquirir artesanato confeccionado pelas famílias da região rural.

Na sequência vão ao Sítio São Luiz, propriedade rural com plantações de carambolas, amoras, figos, uvas, produção de vinhos artesanais e uma paisagem incrível onde vive a família da anfitriã Sônia Scabello Reis. Neste ponto os visitantes ainda podem degustar figo e goiaba e até mesmo colher amoras bem graúdas direto do pé logo que chegam. Também são vendidas as frutas colhidas fresquinhas, assim como vinhos, compotas de doces das frutas e sobremesas, entre elas deliciosos bolos recheados com figo ou amora, além de figo com chantilly.

O roteiro prossegue para a Adega do Tio Mário onde os visitantes são recepcionados pela família do agricultor Mário Scabello e têm a oportunidade de saborear vinhos e licores artesanais, salames, queijos, entre outras delícias que também são vendidas. O visitante ainda pode conhecer as plantações de figo, goiaba e uva.

Por último, os turistas fazem uma visita panorâmica ao Camping Macuco, um dos primeiros empreendimentos turísticos de Valinhos e de propriedade da família Guimarães. É um lugar encantador, com bela paisagem local e com toda infraestrutura turística para um passeio inesquecível.

CITY TOUR

Outro passeio que integra a programação da Festa do Figo e Expogoiaba é o City Tour, com preço a R$ 25. Tem duração de cerca de 2h50 e é um verdadeiro embarque na história de Valinhos, com passagem por vários pontos do município. Entre eles estão Matriz São Sebastião, Museu Municipal Fotógrafo Haroldo Pazinato, Jequitibá Centenário, Praça Brasil 500 Anos, Terminal Rodoviário e Centro de Artes, Cultura e Comércio (CACC) Adoniran Barbosa.

Além disso, os visitantes podem desfrutar de três paradas: Empório Mineiro à Sertaneja, local acolhedor com café moído na hora, queijos, salames, doces e artesanato mineiro; Casinha do Figo com Chocolate, com vista panorâmica de Valinhos e o delicioso figo verde coberto de chocolate e outras delícias; e Vinícola Villa Tordin, com vinhos artesanais fino e de mesa, suco de uva integral, licores e doces de figo produzidos artesanalmente.

73ª Festa do Figo e 28ª Expogoiaba
Dias: de 12 a 28 de janeiro de 2024
Local: Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini
Endereço: Rua Dom João VI, s/nº, Jardim Planalto