09 ABR 2024
1º Festival Internacional de Dança de Valinhos está com inscrições abertas
Evento é voltado a bailarinos de todo o país e contempla as modalidades de ballet, jazz, dança contemporânea e danças urbanas

Valinhos se prepara para sediar seu 1º Festival Internacional de Dança, um evento imperdível que será realizado de 30 de maio a 2 de junho de 2024. Com programação repleta de atividades emocionantes e educativas, o festival promete ser um marco na cena cultural de Valinhos e da região.

As inscrições para as competições, em quatro modalidades, estão abertas e devem ser feitas exclusivamente por meio do site oficial do evento (https://fidvalinhos.com.br). Os formulários estarão disponíveis até 10 de maio.

Estão previstas competições nas modalidades de ballet clássico, ballet clássico de repertório, ballet neoclássico, jazz, dança contemporânea e danças urbanas. Poderão participar bailarinos a partir de 7 anos de idade até adultos. Os critérios de avaliação constam no regulamento do Festival, também disponível no site, assim como informações sobre músicas e ensaios.

Inscrições

Para as competições será cobrado um valor de inscrição, que varia em caso de solo ou grupo. Os primeiros colocados na competição receberão troféu e certificado. Além disso, o festival destacará e premiará em dinheiro as categorias ‘Melhor Bailarina’, ‘Melhor Bailarino’, ‘Melhor Grupo’, ‘Melhor Coreógrafo’ e ‘Prêmio Especial – Grand Prix Troféu Ramona de Saá’. No total serão R$ 7,5 mil em prêmios.

Além das competições é possível se inscrever para aulas especiais de ballet clássico, jazz, danças urbanas e dança contemporânea, com professores renomados de todo o Brasil. Entre os nomes estão Ariane Anderaos e Patrícia Visconti, no ballet clássico. Já danças urbanas terá a presença de Ds Fuel, Nathaly Cruz e Jay Silva.

No jazz e dança contemporânea estão confirmados Edson Santos, Erika Novachi, Lenon Vitorino, Priscila Sanches, Alex Soares e Liliane de Grammont. Como atração internacional estarão presentes as maestras cubanas de ballet clássico Ana Julia Bermudez e Niurka Naranjo, além do cubano Yosvani Ramos.

As aulas têm inscrição no valor de R$ 80. O pacote com três aulas sairá por R$ 200. Alunos do Centro Cultural Vicente Musselli terão 50% de desconto nas inscrições.

Destaque

O festival contará com a presença ilustre de Ana Botafogo, uma das maiores referências da dança no Brasil, que ministrará uma aula especial. A inscrição será de R$ 80. Também haverá palestra exclusiva gratuita. Ambas as atividades terão inscrição prévia e vagas limitadas.

Haverá ainda a possibilidade dos bailarinos terem orientações (coaching) com alguns dos profissionais, com duração de 30 minutos, no valor de R$ 250. Para os amantes da dança ainda haverá feira especial no Parque Monsenhor Bruno Nardini – onde ocorre à Festa do Figo e Expogoiaba. O ‘Shopping da Dança’ vai oferecer uma variedade de artigos relacionados à dança, como vestuário e acessórios. No mesmo local também será montada uma praça de food truck.

A previsão é que as apresentações do festival ocorram no Ginásio Municipal Vereador Pedro Ezequiel da Silva, garantindo espaço adequado para a apreciação artística em diferentes modalidades. Haverá também aulas no Centro Cultural Vicente Musselli, um espaço dedicado à cultura e às artes em Valinhos, além de palco aberto com inscrições à parte também no site e sem custo, com apresentação prevista para dentro do ‘Shopping da Dança’.

Sobre o Festival

O Festival Internacional de Dança de Valinhos tem como objetivo promover a dança como forma de expressão artística e cultural, oferecendo oportunidades de aprendizado, competição e intercâmbio entre artistas e entusiastas da dança de todo o mundo.

O evento é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Valinhos, por meio da Secretaria da Cultura, e conta apoio cultural da Associação Cultural e Artística de Valinhos (ACAV) e do Ballet Paula Castro, de São Paulo.

1º Festival Internacional de Dança de Valinhos

Site oficial: https://fidvalinhos.com.br

Redes sociais oficiais: @festivalinternacionalvalinhos (Instagram) e @festival_valinhos (TikTok)

Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos