09 ABR 2024
Frequentadores aprovam atendimento geriátrico no Centro do Idoso
Médicos e estudantes estão animados com o novo programa
O atendimento dos médicos geriatras no Centro de Convivência do Idoso (CCI), vinculado à Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Valinhos, foi muito bem-visto pelos 12 frequentadores em sua 1ª consulta, ocorrida nesta segunda-feira (8).

Neste 1º encontro os idosos passaram por uma avaliação de suas condições físicas e mentais. Seis consultas já foram agendadas à próxima segunda-feira (15).

A moradora do Bairro Jurema, Luzia de Luca Esper, de 71 anos, nunca se consultou com um geriatra. A frequentadora faz Oficina de Memória, Ginástica e Hidroginástica no Centro do Idoso. “Eu gostei da iniciativa. Para mim vai ser superpositivo”, afirmou sobre o atendimento dos médicos no CCI. Segundo ela, é importante o idoso ter um atendimento específico para acompanhar sua saúde.

Já para a moradora do Bairro Parque Portugal, Antônia Espanholeto Mazini, de 85 anos, apesar de já ter feito consultas na rede básica de saúde com esta especialidade, o atendimento no CCI vai facilitar a vida dos idosos. “Já estamos aqui mesmo fazendo algumas atividades e dá para fazer encaminhamento por aqui também”, comentou ela, que participa das aulas de Oficina da Memória.

Novo programa

Para o médico geriatra, professores José Nuncio Mammana, da Faculdade de Medicina e Odontologia e Centro de Pesquisas Odontológicas São Leopoldo Mandic, o programa de atendimento aos idosos é algo novo para ambas as partes. “É muito importante porque vai ao encontro dos propósitos do Centro do Idoso, que visa a qualidade de vida física e mental de cada um”, adiantou ele.

Nesta 1ª consulta foi feita uma avaliação geral de cada um deles. “Dependendo do quadro faremos encaminhamentos a outras especialidades e também vamos indicar as atividades do próprio Centro do Idoso, como atividade física”, exemplificou o médico.

Segundo ele, os estudantes que aderiram ao programa estavam animados. “Hoje tem aumentado a presença de idosos e sua longevidade. Assim, eles terão contato cada vez mais com idosos”, explicou.

As consultas são agendadas somente com os frequentadores do CCI, que devem apresentar sua caderneta da saúde, que servirá para acompanhamento e avaliação do quadro de cada um. O agendamento é feito pela supervisão do Centro do Idoso, não sendo necessário os usuários entrarem em contato.
Fonte: Prefeitura de Valinhos
Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo