08 ABR 2024
SAÚDE
Dengue: Valinhos passa a contar com Centro de Atendimento para pacientes com a doença

Unidade exclusiva funcionará a partir de 4ª feira (10), na Santa Casa; medida atende solicitação do Comitê Municipal de Prevenção

Valinhos passa a contar com o Centro de Atendimento da Dengue (CAD) a partir da próxima quarta-feira (10). A unidade atenderá exclusivamente pacientes com dengue e funcionará dentro da Santa Casa de Misericórdia, no anexo que anteriormente abrigava o setor de oncologia.

A medida atende à solicitação do Comitê Municipal de Prevenção e Controle de Antropozoonoses e visa, justamente, descentralizar a busca por atendimentos na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) durante a semana.

O Comitê foi criado em 12 de março para acompanhar e estabelecer estratégias e ações voltadas à prevenção da dengue e outras arboviroses, além de ampliar medidas de enfrentamento à doença.

FUNCIONAMENTO E SERVIÇOS

Segundo a Secretaria da Saúde, o funcionamento do CAD será de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Após esse horário e também nos fins de semana, as pessoas com sintomas da doença seguem sendo atendidas na UPA, que prosseguirá realizando testes rápidos para constatar a doença.

No CAD serão realizados testes rápidos para a dengue em pacientes que apresentarem os seguintes sintomas: febre alta, acima de 38,5ºC e com duração de 1 ao máximo 7 dias, assim como, pelo menos, mais duas queixas associadas, sendo elas dor de cabeça, dor atrás dos olhos, manchas avermelhadas no corpo, principalmente tronco, braços e pernas; cansaço extremo, dor muscular ou dor nas articulações.

O protocolo de atendimento do CAD será feito pela recepção e, em seguida, pela triagem para verificação dos sintomas citados acima.

Caso testar positivo, o paciente passará pelo médico, receberá uma Carteirinha de Acompanhamento da Dengue e também receberá hidratações venosas na unidade. Caso seja prescrito pelo médico, ou sendo considerado paciente de caso leve, será orientado para se hidratar em casa.

Os casos leves, que se enquadrarem nos grupos A e B, serão acompanhados por telemedicina. Já os casos mais graves, que se enquadram nos grupos C e D, serão direcionados para atendimento na UPA ou na Santa Casa, dependendo da avaliação clínica.

O Centro de Atendimento de Dengue também fornecerá atestados para os pacientes positivos, sendo o prazo de repouso estabelecido pelo médico. Já os medicamentos prescritos para pacientes poderão ser retirados na Farmácia 24 horas, ao lado da UPA, ou nas próprias farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

No Centro de Atendimento da Dengue também serão realizadas as coletas de exames laboratoriais, como o hemograma, para os todos os pacientes.

As reavaliações serão realizadas por telemedicina para casos mais leves e no próprio Centro de Atendimento da Dengue para casos mais graves. Se houver a necessidade de acompanhamento de hemograma também será realizada na unidade.

DECRETO

Desde 21 de março Valinhos está em estado de emergência para que possa adotar todas as medidas administrativas e assistenciais necessárias à contenção do aumento do número de casos de arboviroses no município, que está com mais de 2 mil casos confirmados da doença. A cidade vizinha, Campinas, já tem mais de 44 mil casos confirmados.

A medida foi publicada na edição extra dos Atos Oficiais, por meio do Decreto n° 12040/2024, e o estado de emergência garante mais agilidade e flexibilidade nas medidas de combate à dengue, como compras de insumos, medicamentos e contratações de serviços, assim como a contratação da Santa Casa para abrigar o Centro de Atendimento da Dengue.

Outras nove cidades também decidiram pela adoção desta medida de combate à doença na região de Campinas. São elas: Artur Nogueira, Campinas, Holambra, Pedreira, Jaguariúna, Santo Antônio de Posse, Vinhedo, Louveira e Itapira.

MAIS AÇÕES

A Secretaria está com várias ações para conter o avanço da dengue, como bloqueios mecânicos de casos suspeitos de dengue, com eliminação de criadouros; busca ativa; nebulização em bairros, além do aumento de médicos na UPA, ampliação da recepção da unidade, com tenda de atendimento, aquisição de materiais e insumos; e a descentralização do atendimento com a disponibilização das UBS Bom Retiro, Jardim Paraíso e São Marcos, no período das 16h às 18h30, de segunda a sexta-feira, para que possam receber pacientes sem a necessidade de agendamento e realizar testes de dengue.

Autor: Departamento de Gestão em Jornalismo