22 JAN 2024
Aluna da rede municipal de Valinhos é 1ª colocada em vestibulinho da ETEC
Dedicação aos estudos e apoio da família são diferenciais na vida escolar de Tamaia
O início de 2024 começou com boa notícia para a adolescente Tamaia Nunes dos Santos, de 16 anos, de Valinhos.  Aluna da rede municipal de ensino da Prefeitura de Valinhos, formada no 9º ano em 2023 pela Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Horácio de Salles Cunha, no São Bento do Recreio, ela se classificou em 1º lugar no vestibulinho da Escola Técnica Estadual (ETEC), um dos mais concorridos para o ensino médio com habilitação profissional.

Como candidata no curso com habilitação técnica em Administração, a estudante escolheu a unidade da ETEC de Itatiba, a mais próxima de sua residência no São Bento do Recreio, bairro que faz divisa com a cidade vizinha, para concorrer no vestibulinho. Foram ofertadas 40 vagas para o curso, com uma concorrência de 5,25 candidatos por vaga, sendo 214 inscritos, e Tamaia se destacou na primeira colocação com 42,90 de nota.

As aulas terão início em 7 de fevereiro e a adolescente já se prepara para enfrentar uma maratona de estudos em período integral, com até oito aulas diárias, pelos próximos três anos. Ao fim do curso, a aluna terá concluído o ensino médio e obterá, também, o diploma de Técnico em Administração, com validade nacional. Perguntada se o esforço valeu a pena, Tamaia foi categórica. “Eu não esperava que ficaria em primeiro lugar, mas mesmo assim me dediquei ao máximo, pois eu sempre quis estudar em um colégio técnico”, diz.

A estudante também faz questão de destacar que estudar em escola pública não é limitação para quem deseja ir mais longe na vida. “Estudo desde os 4 anos de idade na rede municipal, nas escolas do meu bairro que considero de boa qualidade. A mensagem que eu gostaria de passar é que se a pessoa se dedicar e se esforçar, ela vai conseguir o que quer”, garante.

Os pais, Rosângela Nunes Santos e Egnaldo da Silva Santos, são os maiores incentivadores dos estudos da Tamaia. “Desde pequena fui incentivada pelos meus pais a me dedicar aos estudos e ter o hábito de leitura, o que ajudou bastante nos meus desenvolvimentos pessoal e intelectual. Sempre tive uma certa facilidade no que diz respeito a ‘entender’ a matéria que os professores explicavam pois eu prestava o máximo de atenção possível nas explicações e, com base no que eu aprendi na escola, consegui me classificar para a ETEC”, destaca.

A diretora Adriana Pereira da Silva, que respondeu de 2017 até dezembro de 2023 pelas EMEB’s Horácio de Salles Cunha (Fundamental I e II) e Pedro Luiz Rodrigues de Souza (Infantil) parabeniza Tamaia que estudou nas duas unidades a partir de 2013. “Eu venho aqui para parabenizar a aluna por todos os esforços e empenho. Tamaia nunca saiu do bairro onde ela reside para estudar e sempre foi assídua e aproveitou ao máximo tudo o que a escola tem para oferecer, inclusive as atividades extras”, diz a diretora.

Tamaia também se destacou em 2021 na OBA, Olimpíada Brasileira de Astronomia, quando conseguiu a medalha de prata, conta a diretora Adriana. “A família também é muito presente na vida escolar da filha e sempre apoiou os projetos e a escola, repercutindo no empenho e desenvolvimento da aluna ao longo dos anos”, conta.

“É com grande orgulho e alegria que recebemos a notícia de que nossa aluna foi aprovada em 1º lugar na ETEC, mostrando o trabalho que é desenvolvido pela Prefeitura de Valinhos, primando por um ensino de qualidade e excelência para nossos alunos”, destaca o Secretário de Educação, William Leite da Silva.
Fonte: Departamento de Gestão e Jornalismo
Local: Valinhos-sp