06 FEV 2024
EDUCAÇÃO
Escolas da rede municipal de Valinhos lançam livro sobre a cidade pela ótica dos alunos
Foto Noticia Principal Grande
Livro - A Cidade da Gente conta a história de Valinhos sob a ótica de estudantes. (Crédito Luís Gustavo Guimarães).
Alunos dos 7º anos de quatro escolas participaram do projeto inédito na RMC
A história de uma cidade como nunca antes contada. É desta maneira que o livro ‘Valinhos: a cidade da gente’ chegou para mostrar as riquezas do município pelo olhar curioso de alunos adolescentes de escolas da rede municipal. Foi um ano todo de produção com um resultado de dar orgulho e apresentado de forma inédita na Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Lançado nesta terça-feira (6) na EMEB Vice-Prefeito Antônio Mamoni, o livro reúne versos, poemas, relatos divertidos e textos descomplicados dos estudantes, com detalhes pitorescos e personagens que somados a uma ilustração belíssima e colorida despertam e prendem a atenção até mesmo dos leitores mais assíduos da literatura escrita e infanto-juvenil.

"Sou mãe e tenho a consciência do quão desafiador é educar uma criança. Então é uma emoção estar aqui com vocês hoje para falar sobre esse projeto, pois mostra a força da parceria escola-família. Também coloca os jovens em local de destaque ao escreverem e fazerem parte da história da nossa cidade", disse a prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara Rossi de Godoy, que esteve no lançamento.

A publicação é da Editora Olhares, com patrocínio da farmacêutica Myralis que tem sede no município. Contou com o apoio da Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Educação, e a participação de docentes e alunos dos 7º anos das EMEBs Jorge Bienrrenbach de Castro (Parque das Colinas), Prefeito Jerônymo Alves Corrêa (Jardim do Lago), Horácio de Salles Cunha (São Bento do Recreio) e Vice-Prefeito Antônio Mamoni (Jardim das Figueiras), onde foi lançada na presença dos pais.

Luã Oliveira Soares foi um dos alunos que participou da publicação e escreveu o poema Ceará, incluindo a história de sua família na cidade. "Foi uma experiência diferente, que nunca pensei que participaria. A história da minha família, que veio do Nordeste, me inspirou. Espero escrever mais histórias reais daqui para frente", falou.

Com autoria da escritora Sibélia Zanon e ilustrações de Natália Gregorini, o livro integra a coleção ‘A cidade da gente’, com patrocínio via Lei de Incentivo à Cultura. Para produzi-lo, os coautores estudantes e professores, investigaram e criaram textos sobre os patrimônios materiais, imateriais e ambientais da cidade e a relação cotidiana da população com essas riquezas.

ENGAJAMENTO

A ação visa envolver crianças e jovens, de escolas públicas municipais, a descobrirem e valorizarem seus ambientes locais. “O projeto fortalece a educação, a cultura, além do senso de pertencimento ao desenvolvimento de cidadãos conscientes e engajados. Esta publicação, resultante do árduo trabalho de nossos educadores e alunos se torna a partir de agora uma ferramenta valiosa em sala de aula para despertar a consciência e a responsabilidade individual em relação ao próprio local e comunidade”, destacou o secretário de Educação, William Leite da Silva.

“Nessa cidade construímos nossa principal fábrica, criamos raízes sólidas, que nos proporcionam muitas conquistas e o crescimento profissional e pessoal dos nossos colaboradores e das famílias da região. Acreditamos que o projeto contribui não apenas para o enriquecimento da comunidade local, mas também para a construção de uma nação mais participativa e orgulhosa de suas histórias”, destaca a empresa Myralis.

INCLUSIVO

Além da versão impressa que será destinada à comunidade escolar da rede municipal de ensino, o livro ‘Valinhos: a cidade da gente’ também estará acessível por versão em áudio, em audiodescrição, facilitando o acesso de forma inclusiva, pelo link: https://soundcloud.com/olhares/audiodescricao-do-livro-a-cidade-da-gente-valinhos.
Fonte: Departamento de Gestão e Jornalismo
Local: Valinhos-sp