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FEV
07
07 FEV 2024
EDUCAÇÃO
Inédito: escolas de Valinhos têm agora Currículo Municipal
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Objetivo é fortalecer desenvolvimento integral do estudante
A Secretaria de Educação, da Prefeitura de Valinhos, oficializou nesta terça-feira (6) a entrega do Currículo Municipal de Valinhos. O instrumento é inédito na cidade e atende à Base Nacional Comum Curricular. Tem como enfoque a formação acadêmica e cidadã dos estudantes e deve beneficiar mais de 11 mil alunos, de 50 unidades escolares municipais. 

O conteúdo integral foi entregue à prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara Rossi de Godoy. “Nossas crianças, jovens e adultos merecem educação de qualidade e é para isso que temos trabalhado todos os dias. Agradeço o empenho da Secretaria de Educação em mais este trabalho, que fortalece e ajuda a tornar cada vez melhor o ensino público de nossa cidade”, disse ela. 

O secretário municipal de Educação, William Leite da Silva, explicou que o currículo traz os princípios educativos, incluindo os direitos da aprendizagem, educação inclusiva, responsabilidade socioambiental, equidade e educação midiática. “Agora a nossa educação tem uma identidade, compreendendo o desenvolvimento do ensino de forma integral”, disse. 

Dentro da educação básica, o currículo compreende o desenvolvimento do conhecimento, do pensamento científico, crítico e criativo, do repertório cultural, da comunicação, da cultura digital,  da argumentação, do autoconhecimento e do autocuidado, da empatia e cooperação e de responsabilidade e cidadania. 

Também tem como premissa o desenvolver de competências e habilidades, com vistas à transformação social, para permitir que o estudante possa dar continuidade aos estudos, construir seu projeto de vida e buscar sua inserção no mundo do trabalho. 

ELABORAÇÃO

A diretora do Departamento de Educação Pedagógica, Elisangela Pereira Barreto, explicou que o conteúdo foi elaborado entre abril e dezembro de 2023 e será implementado nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino em 2024. 

De acordo com ela, é resultado de um trabalho multidisciplinar e que foi estruturado a partir de um grupo de trabalho formado por professores, coordenadores e diretores. “Envolveu esforços da educação infantil, dos anos iniciais e finais ensino fundamental, da Educação de Jovens e Adultos, da educação especial, educação midiática e, também, do projeto de protagonismo e equidade social e de convivência e clima escolar”, explicou.

Todo o trabalho foi realizado seguindo as normativas vigentes e para atendimento da Base Nacional Comum Curricular. Entre as novidades está o desenvolvimento de competências socioemocionais, para oferta de um ambiente acolhedor aos estudantes e voltado à prevenção de situações de bullying.
Fonte: Departamento de Gestão e Jornalismo
Local: Valinhos-sp
Seta
Versão do Sistema: 3.4.0 - 05/02/2024
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